Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ronaldinho Gaúcho preocupado com o futuro – das crianças

Enquanto aguarda definição da Traffic e do Flamengo sobre salários atrasados, craque grava samba de sua autoria, dedicado aos jovens

De férias dos gramados, Ronaldinho Gaúcho não dá descanso aos pés. Nem às mãos. Treina o batuque e o gingado em uma labuta quase diária no Rio de Janeiro, cidade que, definitivamente, conquistou o craque. “Eu adoro isto aqui. Não saio do Rio de Janeiro por dinheiro nenhum do mundo”, disse a um amigo, na noite de terça-feira, quando estreou em uma nova função. O ‘Dentuço’ participou, cantando e tocando tantan, da gravação da faixa ‘Preste Atenção’, do grupo Samba pra Gente.

Ronaldo está adaptado à cidade. Mas ainda se espanta com o assédio. “É dia de jogo e eu não sei?”, brincou, ao ver a fila de jornalistas que aguardava à entrada do estúdio em Copacabana. Quem tentou saber detalhes do andamento das negociações entre o Flamengo e a Traffic – empresa de marketing esportivo que deva parte dos pagamentos ao jogador – ficou a ver navios. O assunto era samba.

“Estar com os amigos é sempre muito bom. Eu estou feliz como sempre”, disse, sem dar espaço para quem quisesse falar de futebol. As férias são a oportunidade para que Ronaldinho viva o Rio sem ser importunado. Na véspera da gravação, por exemplo, ele entrou a madrugada em uma casa de shows na zona oeste do Rio.

Férias são férias. Com o Samba pra Gente, Ronado toca e canta. E também compôs a letra de ‘Preste Atenção’, um samba sobre o futuro das crianças. Líder do grupo, Leleco diz que a canção tem a cara do jogador. “A letra identifica o Ronaldo como pessoa, como jogador, fala da preocupação dele com o futuro das crianças do nosso país”, disse o músico.

O futuro de Ronaldinho também está em jogo no momento. Flamengo e Traffic deverão se reunir na próxima semana para acertar os termos do contrato de parceria entre o clube e a empresa de marketing esportivo. Na ocasião será definida a data de pagamento do débito de cerca de 4 milhões de reais – referentes a quatro meses de salários atrasados – que a Traffic tem com o jogador. A assinatura do novo contrato, prometem os dirigentes do Fla, acontecerá antes do dia 30 deste mês.

Conheça a letra do samba composto por Ronaldinho:

Preste Atenção

(Neném Chama e Julinho Santos)

Preste atenção oriente o menino!

Mostrando as verdades da vida lá fora.

Faça estudar e jogar bola, pra crescer bonito. (Ronaldinho)

Criança que não vai a escola, cresce em conflito.

Tem que ser firme na educação

Pra não deixar seguir pro lado errado

Moleque esperto vai logo aprender

Que o lado certo, sempre vai vencer.

Ver o futuro da nossa nação

Pedindo esmola no sinal fechado

Me faz chorar, me corta o coração (Ronaldinho)

Me faz cantar com indignação.

Pra mostrar…

A quem se encontra no poder agora

Que há tempo de mudar a história

Ninguém vai me calar!

O meu samba vai mostrar…

A quem um dia também foi criança.

Que enquanto há vida, há esperança! (Ronaldinho)

Doa a quem doer, é hora de dizer!