Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Polícia espanhola detém três pessoas por racismo em jogo entre Real e Barça

Insultos racistas dirigidos ao espanhol Lamine Yamal e o brasileiro Raphinha, durante a vitória do time catalão por 4 a 0 sobre o clube merengue em outubro

Por Alessandro Giannini Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 23 nov 2024, 15h53
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Polícia Nacional da Espanha prendeu três pessoas neste domingo, 23, incluindo um menor de idade, por insultos racistas dirigidos aos jogadores do Barcelona, o espanhol Lamine Yamal e o brasileiro Raphinha, durante a vitória do time catalão por 4 a 0 sobre o Real Madrid no dia 26 de outubro. O incidente ocorreu no estádio Santiago Bernabéu, em Madri, durante a partida conhecida como El Clásico.

    Segundo o comunicado da polícia, publicado também nas redes sociais da força, os detidos teriam proferido “expressões discriminatórias” e feito “gestos imitando” macacos em direção aos jogadores. As ofensas aconteceram após a comemoração de um gol do Barcelona, quando os jogadores se dirigiram à torcida presente na arquibancada. Diversos torcedores realizaram gestos racistas e proferiram insultos direcionados a Lamine Yamal e Raphinha.

    As ações racistas foram registradas por celulares de outros torcedores e pela emissora de televisão que transmitia a partida, e os vídeos se tornaram virais nas redes sociais. A investigação teve início após denúncias da Liga Profissional de Futebol Espanhola e dos clubes envolvidos no jogo. O Real Madrid, clube mandante da partida, colaborou com a polícia fornecendo imagens de segurança do estádio.

    A análise das imagens permitiu que os investigadores identificassem a localização exata dos agressores e, posteriormente, os detivessem. Os três homens foram presos por crimes contra a integridade moral e estão à disposição da justiça.

    Outras denúncias

    O caso se soma a uma série de denúncias de racismo no futebol espanhol. O atacante brasileiro Vinícius Júnior, do Real Madrid, tem sido alvo frequente de ataques racistas por parte de torcedores adversários. Em outubro, ele se manifestou sobre o caso de Yamal e Raphinha, lamentando os insultos racistas e oferecendo apoio aos jogadores do Barcelona. Ele também expressou confiança na ação do clube merengue e da polícia para punir os responsáveis.

    “Lamentável o que aconteceu ontem no Berbabéu com os insultos racistas. Não há espaço para esses criminosos na nossa sociedade. Todo meu apoio a Lamine, Ansu e Raphinha. Sei que o [Real] Madrid e a polícia vão fazer as coisas para identificar e punir os responsáveis”, escreveu o atacante brasileiro no X, anteriormente conhecido como Twitter.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.