Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

O retorno de Garry Kasparov, a lenda do xadrez, após 12 anos

Aos 54 anos, enxadrista russo obteve três empates em sua volta aos tabuleiros, em St. Louis, nos Estados Unidos, e saiu satisfeito com desempenho

Por Da redação
15 ago 2017, 09h57

Doze anos depois, a lenda do xadrez está de volta. O russo Garry Kasparov desistiu da aposentadoria para disputar o torneio “Rapid and Blitz“, em St. Louis, nos Estados Unidos, a partir desta segunda-feira. Em seu aguardado retorno, o competidor de 54 anos obteve três empates.

“Estou muito satisfeito, o plano era sobreviver ao primeiro dos cinco dias do torneio”, comentou Kasparov ao final das partidas, que se sucedem com 30 minutos de pausa. “Tive de me adaptar a esta nova realidade, a este ambiente. Estou contente com estes três empates.”

Na primeira partida, o russo empatou com o compatriota Serguéi Kariakin. Seu ritual não mudou, sempre com o relógio do seu lado esquerdo e posicionando as peças meticulosamente em seu lugar. Em seguida, enfrentou o americano Hikaru Nakamura e o cubano Leinier Domínguez Pérez, diante de muitos fãs que se amontoaram a poucos metros de distância, na pequena sala do Chess Club.

O enxadrista russo, conhecido como “a Fera de Baku” dominou o esporte entre 1985 (ano em que se tornou o mais jovem campeão mundial, aos 22 anos) e 2000. Desde sua aposentadoria no torneio de Linares, na Espanha, em março de 2005, Kasparov se notabilizou com um crítico ferrenho do governo russo, especialmente do presidente Vladmir Putin.

O convite aceito para o evento nos Estados Unidos foi uma agradável surpresa. O torneio é realizado pouco antes do Sinquefield Cup, competição anual considerada uma das maiores da turnê mundial do esporte. O russo fez questão de dizer, em publicação no Facebook, que a participação “não é o fim da minha aposentadoria, mas um hiato de cinco dias”. Kasparov acrescentou que não tem planos para jogar depois do evento.

Continua após a publicidade

“Jogar contra ele era um dos meus sonhos”, falou Karjakin, colocando Kasparov entre “um dos melhores jogadores da história”. A alta velocidade do torneio de St Louis, no entanto, pode ser um obstáculo para o veterano, que vai encontrar adversários especializados no acelerado estilo da competição.

“Eu espero que ele brigue pelas melhores posições, mas ficaria surpreso se ele vencesse tudo”, comentou o enxadrista americano Alejandro Ramirez, de 29 anos e mestre enxadrista desde os 15. O atual líder do ranking, o norueguês Magnus Carlsen, não vai participar da competição. O prêmio da competição é de 150.000 dólares, mas Kasparov já indicou que vai doar qualquer bonificação que receber para promover o xadrez na África.

Kasparov já voltou da aposentadoria uma vez, em amistoso contra o britânico Nigel Short, em 2015. Na época, o russo estava há 10 anos sem competir e não decepcionou, vencendo por 8 a 1. Há 20 anos, no auge de sua popularidade, Kasparov foi desafiado e derrotado pelo Deep Blue, um computador da IBM, em evento destacado na capa da edição de VEJA de 7 de maio de 1997 (Clique e relembre).

Continua após a publicidade
Garry Kasparov jogando com o computador Deep Blue em 1997
Garry Kasparov jogando com o computador Deep Blue em 1997 (VEJA.com/AFP)

(com agência AFP)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.