O que disse Klopp ao ser apresentado como chefe global de futebol da Red Bull
O alemão assinou um contrato com a empresa até 2028 e já está envolvido nas atividades diárias dos clubes do grupo

Jürgen Klopp, ex-técnico do Liverpool, foi apresentado na terça, 14, como chefe global de futebol da Red Bull. Em sua primeira aparição pública no cargo, em Salzburg, na Áustria, Klopp expressou entusiasmo com a nova função e delineou sua visão para o futuro. O alemão assinou um contrato com a empresa até 2028 e já está envolvido nas atividades diárias dos clubes — que incluem o RB Leipzig (Alemanha), Red Bull Salzburg (Áustria), New York Red Bulls (EUA), Red Bull Bragantino (Brasil) e Red Bull Omiya Ardija (Japão) — desde o início de janeiro.
“Quero que as pessoas nos vejam jogando e, sem ler o nome na camisa, elas devem sentir – elas devem saber (que somos Red Bull)”, afirmou Klopp, enfatizando a necessidade de construir uma identidade forte e reconhecível para os clubes sob sua liderança. Ele quer desenvolver um futebol que seja intenso e vibrante, como “heavy metal football”, mas adaptável às particularidades de cada time e cultura.
Klopp destacou sua ambição de “desenvolver o futebol”, não apenas para os clubes e atletas da Red Bull, mas para o esporte como um todo. Para ele, “alguém tem que cuidar disso”. Ele planeja integrar os diferentes clubes do grupo, tentando encontrar sinergias entre eles, promover o desenvolvimento de talentos, fornecer apoio estratégico aos diretores esportivos e implementar a filosofia da Red Bull, respeitando as particularidades de cada time.
Qual a visão estratégica?
O ex-técnico do Liverpool, com títulos como a Premier League e a Champions League no currículo, assume seu primeiro cargo desde a saída do clube inglês em maio de 2024. Ele ressaltou que sua experiência como líder será crucial para fornecer uma visão estratégica à Red Bull, mas também destacou a importância de “ouvir, sentir, aprender e entender” o trabalho realizado pelas equipes até o momento.
“Eu sempre tive essa ideia de tornar as pessoas melhores, colocar seus braços sob suas asas, para realmente torná-las melhores”, disse Klopp, reiterando seu compromisso com o desenvolvimento de talentos. Ele atuará como mentor e consultor para os diretores esportivos de cada clube, ajudando no desenvolvimento de novos treinadores e na implementação da filosofia da Red Bull. Klopp pretende usar sua vasta rede de contatos para identificar e atrair talentos promissores, contribuindo para a formação e desenvolvimento de novos jogadores e treinadores dentro do clube.
A experiência da Red Bull com múltiplos esportes e atletas em todo o mundo proporciona a Klopp a oportunidade de interagir com alguns dos nomes mais importantes do esporte. Ele demonstrou particular interesse em conhecer Max Verstappen, tetracampeão mundial de Fórmula 1 pela Red Bull Racing.
“Há tantas coisas para conversar!”, exclamou Klopp sobre a possibilidade de encontrar Verstappen. “Não apenas como ele é focado, mas todos os tipos de coisas. É realmente louco. Eu adoraria passar um tempo com ele para entender como consegue fazer isso sob a ameaça de 300 quilômetros por hora em um carro e ainda estar em sua melhor mentalidade. Super interessante”.