Norris vira o jogo e é campeão da F1 mesmo com vitória de Verstappen em Abu Dhabi
Inglês garante o primeiro título da carreira ao cruzar em terceiro, supera o holandês por dois pontos e encerra temporada com virada dramática
Max Verstappen até cruzou a linha de chegada em primeiro lugar no GP de Fórmula 1 de Abu Dhabi, neste domingo 7, mas a festa maior foi de Lando Norris. Com a terceira posição — exatamente o resultado de que precisava — o britânico garantiu seu primeiro título mundial, superando Verstappen por apenas dois pontos. Oscar Piastri, que chegou a Abu Dhabi com chances matemáticas, terminou a prova em segundo e fechou o campeonato em terceiro.
Visivelmente emocionado, Norris não conteve as lágrimas ao agradecer a família: “Foi uma jornada enorme. Obrigado a todos, à minha mãe e ao meu pai, que estiveram comigo desde o começo… não estou chorando!”, brincou. “Eu posso até soar como um perdedor, mas agora sei como o Max se sente. Parabéns a ele e ao Oscar. Nós conseguimos — e tenho muito orgulho de toda a equipe.”
Entre os brasileiros, Gabriel Bortoleto fechou sua temporada de estreia em 12º. Ele acumulou 19 pontos e cinco top-10 no ano. Em Abu Dhabi, largou em sétimo e vinha forte até sofrer com falhas aerodinâmicas na Sauber (falha recorrente no atual regulamento técnico, que se despede em 2025 para dar lugar a uma nova geração de carros e motores em 2026), caindo progressivamente no pelotão.
Corrida dramática
A corrida começou quente. Piastri superou Norris por fora na curva 9 logo na primeira volta, aumentando a pressão para o inglês, que tinha Charles Leclerc colado em quarto, a apenas um segundo da McLaren. Para piorar, o campeão fez seu pit stop cedo, na volta 17, e precisou se desvencilhar do tráfego — chegou a executar uma ultrapassagem dupla sobre Stroll e Lawson.
Mais tarde, Yuki Tsunoda tentou atrasar a vida dele ao espremer a McLaren para fora da pista. Ambos foram investigados e o japonês acabou punido. Na frente, Verstappen administrava a corrida com tranquilidade, retomando a liderança após superar Piastri antes do pit stop da McLaren.
Bortoleto, por sua vez, classificou-se em sétimo e manteve ritmo competitivo por boa parte da corrida, andando próximo de Fernando Alonso. Mas, faltando 20 voltas, seu carro começou a “pular” nas retas, e ele perdeu posições para Ocon, Hamilton, Bearman, Stroll e Hulkenberg, terminando em décimo.
No fim, a vitória foi de Verstappen — mas o título, em uma temporada marcada por viradas e pressão intensa, ficou com Lando Norris.
Flávio revela reação de Tarcísio após anúncio de disputa à Presidência
O que diz a última pesquisa sobre o potencial de Flávio na disputa presidencial
A vez do general que teria planejado matar Lula e Alexandre de Moraes
O ‘dano colateral’ na decisão de Gilmar sobre o impeachment e as eleições de 2026
Flávio Bolsonaro admite desistir de candidatura: ‘eu tenho um preço para isso’







