Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Nadal desiste de torneio e Federer pode se aproximar de topo

Espanhol afirmou sentir estresse excessivo no joelho e não disputará ATP 500 da Basileia. Suíço pode diminuir diferença pela liderança do ranking

O espanhol Rafael Nadal anunciou nesta terça-feira que não disputará o Torneio da Basileia, na Suíça. O número 1 do mundo alegou desgaste físico para ficar fora da competição de nível ATP 500, com início marcado para o dia 23. “Estou sofrendo de estresse excessivo sobre o meu joelho e este problema já estava aparecendo em Xangai. Isso me obriga a ficar afastado para descansar um pouco”, disse Nadal, dois dias após ser vice-campeão do Masters 1000 de Xangai.

Veja também

O espanhol vinha de uma longa sequência de jogos em quadras de piso duro, com títulos no US Open e em Pequim. Batido por Roger Federer em Xangai, Nadal era esperado na Basileia para um possível novo confronto com o suíço. Eles seriam os principais favoritos ao título, mas agora Federer é o maior candidato ao troféu. Isso vai esquentar a briga pela liderança do ranking ao fim do ano. Com o título de domingo, Federer manteve suas chances de terminar a temporada na ponta. Hoje 1.960 pontos separam os dois tenistas.

Se for campeão na Suíça, Federer reduzirá a vantagem do espanhol para 1.460, faltando ainda duas grandes competições para o encerramento do ano: o Masters 1000 de Paris e o ATP Finals. Juntos, os dois torneios vão distribuir 2.500 pontos.

(Com Estadão Conteúdo)