Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Mundo dos esportes reage à invasão da Ucrânia pela Rússia

Do futebol à Fórmula 1, várias modalidades estão revendo participações em torneios e eventos em território russo

Por Da Redação 24 fev 2022, 21h02
  • Seguir materia Seguindo materia
  • GP da Rússia, em Sochi, em 2019
    Imagem da reta do Autódromo de Sochi, no Grande Prêmio da Rússia de 2019 -  (Carl Bingham/ Formula 1/Getty Images)

    O mundo dos esportes também se manifestou contra a invasão da Ucrânia pela Rússia, na madrugada desta quinta-feira, 24. Como consequência, a UEFA deve caçar os direitos russos de sediar a final da Liga dos Campeões e vários pilotos de Fórmula 1 já disseram que vão boicotar o Grande Prêmio do país.

    A final da Liga dos Campeões está marcada para São Petersburgo, em maio, mas a Uefa deve transferir a partida para outro local. O presidente da federação europeia, Aleksander Ceferin, convocou uma reunião extraordinária do Comitê Executivo para a sexta-feira para discutir o assunto.

    Um comunicado conjunto das federações de futebol da Polônia, Suécia e República Tcheca pediu que as eliminatórias para a Copa do Mundo de março não sejam disputados na Rússia. “Os signatários deste apelo não consideram viajar para a Rússia e jogar partidas de futebol lá”, disse o comunicado.

    A Associação de Tenistas Profissionais (ATP) disse que o torneio Challenger, programado para a próxima semana, em Moscou, não acontecerá devido a preocupações com a segurança dos jogadores e com viagens internacionais. “A segurança dos jogadores continuará sendo nossa principal prioridade na avaliação da programação dos eventos subsequentes do ATP Tour e do ATP Challenger Tour na região”, disse a entidade.

    Continua após a publicidade

    O alemão Sebastian Vettel, quatro vezes campeão de F1, disse que não participará do GP de Sochi, em 25 de setembro, acrescentando que é “errado” correr na Rússia. O atual campeão mundial, Max Verstappen, concordou. “Minha opinião é que eu não deveria ir”, disse Vettel. “Sinto muito pelas pessoas inocentes que estão perdendo suas vidas, que estão sendo mortas por razões estúpidas e uma liderança muito, muito estranha e louca.”

    A FIA, órgão regulador do automobilismo, disse que está monitorando a situação, mas não se pronunciou sobre a possibilidade de mudar o GP da Rússia.

    A invasão também foi condenada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), que disse que o governo russo violou a Trégua Olímpica atualmente em vigor até depois dos Jogos Paralímpicos de Inverno do próximo mês.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.