Na semana passada, um canal do YouTube repostou o trecho de uma entrevista de Nelson Piquet a Ricardo Oliveira em 3 de novembro do ano passado. Na conversa, o piloto comenta um acidente entre Lewis Hamilton e Max Verstappen, ocorrida no último Grande Prêmio da Grã-Bretanha, no circuito de Silverstone. Ao se referir ao piloto da Mercedes, Piquet usa um termo racista, “neguinho”.
A lembrança repercutiu e causou revolta, com consequências e notas de repúdio imediatas da Fórmula 1, da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e das escuderias Mercedes e Ferrari. Hamilton deu sua resposta pelas redes sociais nesta terça-feira, 28. Depois de retuitar um fã que sugeriu que o heptacampeão publicasse a frase “Quem diabos é Nelson Piquet?” e fechasse os comentários, ele escreveu em português: “Vamos focar em mudar a mentalidade”.
Vamos focar em mudar a mentalidade
— Lewis Hamilton (@LewisHamilton) June 28, 2022
Em um outro tuíte, o piloto britânico reforçou o que pensa: “É mais do que um termo. Essas mentalidades arcaicas precisam mudar e não têm lugar no nosso esporte. Fui cercado por essas atitudes e fui alvo delas minha vida toda. Houve muito tempo para aprender. Chegou a hora da ação”.
Piquet, cuja filha Kelly é namorada de Verstappen, atual campeão do mundo, defendeu na entrevista que, em Silverston, Hamilton queria tirar o genro da corrida de propósito. “O ‘neguinho’ meteu o carro e deixou. (…) O ‘neguinho’ deixou o carro. É porque você não conhece a curva; é uma curva muito de alta, não tem jeito de passar dois carros e não tem jeito de passar do lado. Ele fez de sacanagem”.
O Canal Enerto postou no YouTube um corte de uma entrevista que Nelson Piquet deu em 03/11/2021 para Ricardo Oliveira. No trecho, Nelson comenta o acidente entre Lewis e Max em Silverstone. Quando vai se referir a Lewis, Piquet utiliza uma palavra de conotação racista. Confira: pic.twitter.com/FzKCJaPZPI
— Fofocas do Paddock (@fofocaspaddock) June 22, 2022