Momentos após a confirmação da morte de Pelé, Rei do Futebol, aos 82 anos, ex-companheiros de seleção, clubes de futebol e diversas celebridades foram as redes sociais para lamentar a perda. De acordo com a Quaest, foram 567 milhões de citações, entre Twitter, Instagram e Facebook, de 113 países, em apenas uma hora. Esses números dão a dimensão da importância do craque e do impacto global de seu talento.
Confira alguns destaques:
A conta oficial de Pelé no Twitter publicou uma mensagem de despedida:
A inspiração e o amor marcaram a jornada de Rei Pelé, que faleceu no dia de hoje.
Amor, amor e amor, para sempre.
.
Inspiration and love marked the journey of King Pelé, who peacefully passed away today.Love, love and love, forever. pic.twitter.com/CP9syIdL3i
— Pelé (@Pele) December 29, 2022
O Santos F.C. optou por uma singela homenagem.
Eterno. pic.twitter.com/N912VpCmVK
— Santos FC (@SantosFC) December 29, 2022
Gerson, companheiro de Pelé na conquista do tricampeonato em 1970, também se pronunciou:
Um Rei não morre, um rei apenas descansa. Tive a honra de jogar junto com o Pelé, e contra ele, também. Um verdadeiro gênio, dentre os poucos que conheci. Encantou o mundo com o seu futebol único, digno de todos os prêmios e troféus que conquistou durante a sua brilhante e + pic.twitter.com/6oJSXnXR1y
— Gerson Nunes (@canhotinha70) December 29, 2022
Pelé vestiu a camisa do Vasco em 1957 no Torneio Rio-São Paulo de 1957, e o clube fez uma celebração à trajetória do Rei do Futebol:
O futebol perdeu a sua Majestade.
O #VascoDaGama presta todas as condolências a Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, que nos deixou nesta quinta-feira, aos 82 anos.
Descanse em paz, Rei do Futebol e grande Vascaíno de coração.
— Vasco da Gama (@VascodaGama) December 29, 2022
A Seleção de Portugal publicou uma imagem de Pelé ao lado de Eusébio, craque português:
Duas 🌟🌟 que se voltam a encontrar. 🇧🇷🇵🇹
Descansa em paz, Pelé. pic.twitter.com/5Xrh7S38ES
— Portugal (@selecaoportugal) December 29, 2022
O treinador Mano Menezes também se manifestou:
O futebol Brasileiro só passou a ser respeitado e admirado em cada canto deste planeta porque existiu Pelé. O que nos conforta é saber que lendas como ele jamais morrem, porque elas seguem vivas dentro do coração de todos aqueles que amam verdadeiramente o futebol. #PeléEterno pic.twitter.com/KbIKClMRXT
— Mano Menezes (@manomenezes) December 29, 2022
O jogador francês Kylian Mbappé, fã de Pelé, publicou uma imagem ao lado do Rei:
The king of football has left us but his legacy will never be forgotten.
RIP KING 💔👑… pic.twitter.com/F55PrcM2Ud— Kylian Mbappé (@KMbappe) December 29, 2022
Campeão pela Argentina na Copa do Catar, Messi publicou uma homenagem a Pelé no Instagram:
Neymar, que também jogou no Santos, fez uma homenagem a Pelé e compartilhou fotos suas ao lado do ídolo:
“Um mero “adeus” ao eterno Rei Pelé nunca será suficiente para expressar a dor que abraça neste momento todo o mundo do futebol”, escreveu Cristiano Ronaldo:
“Meu amigo Édson se foi!!”, escreveu o narrador Galvão Bueno ao publicar a histórica foto de quando gritou “É Tetra!” ao lado do jogador:
Ana Moser, confirmada nesta quinta-feira como futura Ministra do Esporte do governo Lula, também se manifestou:
O que dizer desse dia, nessa hora? Quis o destino que no mesmo dia em que fui anunciada para o Ministério do Esporte, cadeira que primeiramente foi dele, há 24 anos, Pelé nos deixa, Em meio a tristeza, fica a admiração e o respeito pelo atleta do século, o rei do futebol
— Ana Moser (@anabmoser) December 29, 2022
Gianni Infantino, presidente da Fifa, também publicou um texto em que lamenta a morte de Pelé. “Para todos que amam o belo jogo, este é o dia que nunca queríamos que viesse. O dia em que perdemos Pelé”, escreve ele. “Hoje, todos nós lamentamos a perda da presença física do nosso querido Pelé, mas ele alcançou a imortalidade há muito tempo e por isso estará conosco por toda a eternidade”, conclui.