Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Prorrogamos a Black: VEJA com preço absurdo

João Fonseca fecha com Mercado Livre e expande lista milionária de patrocínios

Parceria foi anunciada nesta quinta-feira, poucos dias antes de aguardada exibição entre brasileiro e Carlos Alcaraz

Por Caio Saad Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 dez 2025, 09h42 - Publicado em 4 dez 2025, 09h00

Não demorou muito para que o tenista carioca João Fonseca chamasse atenção das marcas. Aos 19 anos, ele já tem acordos com a ON Running, marca de artigos esportivos do empresário Jorge Paulo Lemman e do ex-tenista Roger Federer; Rolex, tradicional marca de relógios de luxo; XP Investimentos;  JF Living, empreiteira de luxo do empresário Jorge Felipe Lemann; e Yonex, fornecedora das raquetes usadas pelo atleta.

Soma-se agora à lista de peso o Mercado Livre, que anunciou uma parceria nesta quinta-feira, 4. As empresas e a equipe de Fonseca não falam em números, mas todos os contratos são de “longa duração” — a XP, por exemplo, assinou por cinco anos com ele em junho de 2024.

+ João Fonseca define temporada e fala sobre expectativas para 2026: ‘muita gana’

“Ele representa exatamente o que acreditamos como marca: um talento brasileiro com potencial global, querido pelo público e com uma história que inspira todas as gerações”, diz Iuri Maia, diretor de Estratégia de Marca do Mercado Livre.

Para Thiago Freitas, COO da Roc Nation Sports no Brasil, empresa de entretenimento que gerencia a carreira de centenas de atletas, já é razoável pensar que João possa ter contratos de patrocínio maiores, em termos relativos e atualizados, que Guga Kuerten. Maior tenista masculino da história do Brasil, ele foi número 1 do mundo em 2000 e é três vezes vencedor de Roland Garros.

“O poder dos atletas está crescendo mais do que o dos torneios e dos esportes. As figuras individuais são atrações de peso cada vez maior na indústria”, destaca Freitas.

Continua após a publicidade

O anúncio do novo patrocínio acontece poucos dias antes da aguardada exibição entre Fonseca, 24ª posição do ranking da ATP, e o espanhol Carlos Alcaraz, atual 1 do mundo. Os dois se enfrentam na próxima segunda-feira, 8, no Miami Tennis Invitational presented by Itaú.

Embora não conte pontos para o ranking, o jogo tem enorme valor simbólico e comercial, representando a consolidação de Fonseca no cenário do tênis mundial.

O brasileiro conquistou neste ano os títulos da ATP no 250 de Buenos Aires e no 500 da Basileia, além de ser campeão dos Challengers de Camberra e Phoenix, resultados que fizeram com que ele encerasse sua primeira temporada com desempenho superior ao de Roger Federer, Rafael Nadal, Jannik Sinner e Alcaraz em seus anos de estreia no circuito profissional. Apenas Novak Djokovic teve retrospecto melhor, terminando seu ano de novato em 16º lugar do ranking mundial, em 2006.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

PRORROGAMOS BLACK FRIDAY

Digital Completo

A notícia em tempo real na palma da sua mão!
Chega de esperar! Informação quente, direto da fonte, onde você estiver.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
PRORROGAMOS BLACK FRIDAY

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada revista sai por menos de R$ 7,50)
De: R$ 55,90/mês
A partir de R$ 29,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.