Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Jerry West, jogador que inspirou logo da NBA, morre aos 86 anos

Ex-atleta que ficou conhecido defendendo o Los Angeles Lakers foi 14 vezes atleta All-Star da NBA e capitão da seleção americana

Por André Sollitto Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 12 jun 2024, 13h37 - Publicado em 12 jun 2024, 12h09

Jerry West, ex-jogador da NBA, morreu nesta quarta-feira, 12, aos 86 anos de idade, segundo os Los Angeles Clippers, clube ao qual ele era ligado.

Os Clippers disseram que West estava com sua esposa Karen ao seu lado. West era conhecido nas quadras como “Sr. Clutch”, pela habilidade de fazer grandes jogadas em momentos decisivos nas partidas. Iniciou a carreira pelo então Minneapolis Lakers em 1960, pouco antes de a franquia se mudar para Los Angeles. Ele jogou pelo time como armador até 1974 e, durante esse período, tornou-se 14 vezes All-Star da NBA e ajudou a levar seu time às finais da liga nove vezes.

Nos anos 1970, foi celebrado como um dos grandes jogadores de seu tempo. Em 1970 liderou a liga em pontos. Em 1972, ano em que sagrou-se campeão com o Los Angeles Lakers, foi o primeiro em número de assistências e eleito o MVP (“most valuable player”, ou “jogador mais valioso”) do jogo das estrelas, tradicional celebração realizada anualmente.

A foto de Jerry West, com o uniforme do Los Angeles Lakers, tirada em 1974 que inspirou o logotipo da NBA -
A foto de Jerry West, com o uniforme do Los Angeles Lakers, tirada em 1974 que inspirou o logotipo da NBA – (Vernon Biever/NBAE/Getty Images)

Um dos jogadores mais famosos da história da liga, uma imagem de West durante um jogo do Lakers serviu como  inspiração para o logotipo da NBA, levando ao seu outro apelido “O Logo”. West também foi co-capitão da equipe olímpica de basquete dos EUA, que conquistou o ouro em 1960.

Continua após a publicidade

Após se aposentar das quadras, passou a trabalhar como executivo em outros times importantes. Entre 1979 e 2000 trabalhou no Los Angeles Lakers, com o qual brilhou como jogador. Foi fundamental ao conseguir trazer para a equipe o genial Kobe Bryant (1978-2020) e Shaquille O’Neal, além do técnico Phil Jackson, conhecido por ter treinado o Chicago Bulls de Michael Jordan.

Jerry West em atuação pelo Los Angeles Lakers. Lenda do basquete inspirou logo da NBA (//Getty Images)

Entre 2002 e 2007 passou pelo Memphis Grizzlies, mas foi entre 2011 e 2017, quando atuou no Golden State Warriors, que mostrou seu talento como executivo. Foi durante sua gestão que o time conquistou seu primeiro campeonato em 40 anos, com o habilidoso Stephen Curry no comando. Nos últimos anos, trabalhou no Los Angeles Clippers.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.