Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

‘Injusto’: atleta desabafa após confusão que mudou pódio de Rebeca e Biles

Após recurso da Romênia, Jordan Chiles foi substituída por Ana Barbosu no pódio

Por Luiz Paulo Souza Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 15 ago 2024, 18h40 - Publicado em 15 ago 2024, 17h57

A trajetória de Jordan Chiles no final e após as Olimpíadas se tornou uma verdadeira dor de cabeça. Ela entrou no pódio eternizado pela foto com Rebeca Andrade e Simone Biles após um pedido de revisão da nota que a posicionou a frente de Ana Barbosu, então terceira colocada. Um recurso da equipe romena, no entanto, fez com que Chiles perdesse seu bronze e, até agora, a equipe americana continua apelando pelo direito a medalha da atleta. Pela primeira vez desde o fim da competição a ginasta desabafou em suas redes.

A postagem foi feita no X, antigo Twitter. “Estou sem palavras”, escreve Chiles. “Sinto que a decisão foi injusta e vem como um golpe significativo, não apenas para mim, mas para todos que apoiaram minha jornada.”

Entenda a polêmica

Após todas as ginastas se apresentarem na final individual da ginástica feminina, garantindo ouro a Rebeca e prata a Simone Biles, Chiles ficou em 5ª lugar, com uma nota de 13,666, atrás de Ana Bărbosu e Sabrina Maneca-Voinea, empatadas com 13,700. A equipe americana fez um pedido de revisão que, acatado pela comissão, recalculou a nota de Jordan, que passou a ser 13,766, o que a colocou no pódio eternizado pela foto em que as duas americanas fazem reverência à brasileira.

O recurso romeno ao Tribunal Arbitral do Esporte, contudo, dizia que o apelo foi feito após o tempo permitido. O pedido foi acatado pela corte, que afirmou que, devido à boa fé das atletas e a injustiça sofrida por elas, as três (Bărbosu, Chilles e Maneca-Voinea) poderiam receber a medalha, se fosse da vontade da Federação Internacional de Ginástica. Esta, por sua vez, concedeu o terceiro lugar à Bărbosu, mas deixou ao Comitê Olímpico Internacional o direito de decidir quem receberá o bronze.

A atleta romena já tem sua medalha garantida, mas até agora não houve decisão sobre o prêmio de Chiles e Maneca-Voinea. A equipe americana disse que continuará apelando pelo direito da sua ginasta. “As pessoas que estão no controle [da decisão] farão a coisa correta”, escreveu a atleta na mesma postagem.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.