Imprensa italiana ‘aposenta’ Ronaldinho Gaúcho
Novo cargo no Barcelona e o longo período de ausência nos gramados confundiu parte da imprensa europeia. Oficialmente, meia segue em atividade

Contra todas as evidências, Ronaldinho Gaúcho ainda diz ser um jogador profissional. No entanto, ao assumir o posto de embaixador do Barcelona, cargo decorativo concedido por grandes clubes a seus antigos ídolos, o meia brasileiro de 36 anos confundiu boa parte da imprensa europeia, especialmente a italiana. Até mesmo a Gazzetta Dello Sport, um dos mais prestigiosos jornais esportivos do mundo, estampou: “Ronaldinho se aposenta do futebol”.
Outras publicações italianas, como o Data Sport e o Blasting News também noticiaram a aposentadoria do craque, que supostamente teria pendurado as chuteiras no mesmo dia que o inglês Frank Lampard. A Mediaset, importante emissora do país, publicou uma galeria de fotos, na qual se lê: “Ronaldo deixa o futebol. A carreira em fotos”.
Oficialmente, Ronaldinho não parou e, inclusive, negocia com pelo menos dois clubes: o Coritiba e o Nacional, do Uruguai, formalizaram o interesse no veterano, duas vezes eleito o melhor do mundo (2004 e 2005). No entanto, as negociações esfriaram com as recentes viagens do jogador à Europa e é bem pouco provável que Ronaldinho assine algum contrato para atuar antes do Carnaval.
Ronaldinho não joga uma partida oficial desde setembro de 2015, quando rescindiu contrato com o Fluminense. Desde que deixou o clube carioca, o craque vem faturando com a presença em eventos e amistosos internacionais. Em 2016, Ronaldinho marcou presença em amistosos de equipes no Equador, no Peru, nos Estados Unidos e até jogou futsal na Índia – sempre, claro, recebendo um gordo cachê.






















































































