GP de São Paulo: Norris larga da pole e pode acirrar disputa pelo campeonato
Holandês que lidera a temporada vai saltar da 17º posição e terá o seu principal oponente na temporada largando na frente do pelotão
O inglês Lando Norris, da McLaren, vai largar da pole position do Grande Prêmio de São Paulo de F1, que começa às 12h30 deste domingo. O piloto conquistou a primeira colocação em um treino de classificação que começou molhado, e foi interrompido por cinco vezes por causa de acidentes. Completa a primeira fila George Russel, da Mercedes, seguido por Yuki Tsunoda (RB) e Esteban Ocon (Alpine).
Com uma pista complicada, Lando Norris chegou a ameaçar ficar de fora do Q3, mas conseguiu se recuperar a tempo e cravou a pole. A posição dá a ele uma vantagem importante sobre Max Verstappen, o líder do campeonato: o holandês vai largar de 17º, depois de se classificar em 12º e ser punido com cinco posições no grid por uma troca de motor. Com isso, Norris tem a chance de diminuir a distância entre eles, que está em 45 pontos.
Depois de ser adiado por conta da chuva de sábado, a classificação começou às 7h30 da manhã deste domingo, enquanto parte do público ainda tentava entrar em alguns setores do autódromo. A primeira bandeira vermelha foi causada por Franco Colapinto, da Williams, que abandonou a disputa no Q1. No Q2, Carlos Sainz e Lance Stroll colidiram com o muro, causando mais interrupções. Já no Q3, foi a vez de Fernando Alonso (Aston Martin) e (Alexander Albon) rodarem.
Acidentes à parte, o brasileiro honorário Lewis Hamilton foi o destaque negativo da sessão: o inglês teve dificuldades de acertar o melhor traçado com a pista escorregadia, e vai largar da 15ª colocação neste domingo.
Confira o grid de largada completo do GP de São Paulo
- Lando Norris (McLaren)
- George Russell (Mercedes)
- Yuki Tsunoda (RB)
- Esteban Ocon (Alpine)
- Liam Lawson (RB)
- Charles Leclerc (Ferrari)
- Alexander Albon (Williams)
- Oscar Piastri (McLaren)
- Lance Stroll (Aston Martin)
- Fernando Alonso (Aston Martin)
- Valtteri Bottas (Sauber)
- Sergio Pérez (RBR)
- Carlos Sainz (Ferrari)
- Pierre Gasly (Alpine)
- Lewis Hamilton (Mercedes)
- Oliver Bearman (Haas)
- Max Verstappen (RBR)
- Franco Colapinto (Williams)
- Nico Hulkenberg (Haas)
- Guanyu Zhou (Sauber)