O inglês Lando Norris venceu a corrida sprint do Grande Prêmio de São Paulo neste sábado, 2, depois que a McLaren deu uma ordem de equipe para que ele e Piastri — que estava na liderança — invertessem as posições. A decisão da equipe britânica visa maximizar o desempenho de Norris, que está em segundo no campeonato de pilotos e é a maior ameaça ao tetra de Max Verstappen.
Com 24 voltas, a corrida teve poucas mudanças no pelotão da frente. Piastri largou em primeiro e manteve a posição até duas voltas do fim, quando desacelerou e cedeu a liderança para o companheiro — depois de Norris cobrar a equipe algumas vezes no rádio. Verstappen, que começou em quarto, ultrapassou a Ferrari de Charles Leclerc na 18ª volta, e acabou em terceiro. Ele chegou a investir contra Piastri ao final da prova, mas não conseguiu a ultrapassagem. Com isso, Norris soma 8 pontos na disputa, contra 6 do holandês, diminuindo em dois pontos a diferença entre eles — de 47 para 45.
Os pilotos voltam para a pista às 15h deste sábado, para o treino classificatório que vai definir o grid de largada de domingo. Mesmo que fique com a pole, Verstappen não larga da primeira posição: o holandês foi punido com cinco posições no grid depois de trocar o motor de combustão pela sexta vez, ultrapassando o limite permitido. O piloto da Red Bull também trocou o sistema de exaustão do carro, mas, nesse caso, ainda está dentro do limite para a temporada.
Confira a classificação final da corrida sprint do GP de São Paulo:
- Lando Norris (McLaren)
- Oscar Piastri (McLaren)
- Max Verstappen (Red Bull)
- Charles Leclerc (Ferrari)
- Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
- George Russell (Mercedes)
- Pierre Gasly (Alpine)
- Sergio Pérez (Red Bull)
- Liam Lawson (RB)
- Alexander Albon (Williams)
- Lewis Hamilton (Mercedes)
- Franco Colapinto (Williams)
- Esteban Ocon (Alpine)
- Oliver Bearman (Haas)
- Yuki Tsunoda (RB)
- Valtteri Bottas (Kick Sauber)
- Guanyu Zhou (Kick Sauber)
- Fernando Alonso (Aston Martin)
- Lance Stroll (Aston Martin)
Não completou:
Nico Hülkenberg (Haas)