Pela terceira vez em 2017, Roger Federer venceu Rafael Nadal e levou o título do Masters 1000 de Miami, neste domingo. Desta vez, a dupla protagonizou um dos maiores duelos da história do tênis, em uma hora e 35 minutos de partida, na qual Federer venceu por dois sets a zero. Em janeiro, o suíço já havia derrotado Nadal na final do Aberto da Austrália e em março, nas oitavas de final do Masters 1000 de Indian Wells.
Mesmo com o resultado, Nadal continua na frente na história da disputa com 23 vitórias contra 14 de Federer. Isso é atribuído à sua superioridade no saibro, mas Federer agora tem 10 x 9 nas quadras de piso duro. Essa é a primeira vez que o suíço venceu quatro jogos seguidos contra o espanhol. Com o título em Miami, o segundo de Masters 1000 em 2017, Federer subiu da sexta para a quarta colocação no ranking da ATP. Rafael Nadal, que era sétimo, assumiu o quinto lugar com o vice-campeonato.
Federer já tem três títulos e apenas uma derrota neste ano, após voltar de uma lesão que o afastou das quadras por seis meses. O único a bater o suíço foi o russo Evgeny Donskoy, na segunda rodada em Dubai. Com oscilações ora físicas, ora técnicas, Murray e Djokovic, os dois melhores ranqueados do circuito, vêm permitindo que os dois principais tenistas dos últimos anos retomem o protagonismo.
Rafael Nadal X Roger Federer
Ambos iniciaram o confronto adotando uma postura bastante agressiva. Conseguindo devolver bem os saques, Nadal e Federer sinalizavam que o primeiro set seria decidido no detalhe. Sem aproveitar os breakpoints, o suíço e o espanhol travaram um duelo tenso em Miami até o oitavo game, quando Federer tratou de se impor sobre o adversário e, angulando bastante as bolas, quebrou o saque de Nadal. Daí bastou ao atual campeão do Aberto da Austrália servir para fechar a parcial em 6/3.
Se no primeiro set ambos tiveram alguns breakpoints, na parcial seguinte eles passaram a sacar de maneira mais agressiva e iam confirmando seus respectivos serviços sem sustos. A situação mudou no nono game, quando Federer aproveitou o momento de instabilidade de Nadal para conquistar a quebra e precisar apenas sacar para a vitória e para o seu terceiro título na temporada, o 91º da carreira.