F1: boa classificação de Bortoleto reflete fase crescente da Sauber; confira grid
Brasileiro passou ao SQ3 e larga em décimo na corrida sprint do GP Bélgica

Gabriel Bortoleto larga em décimo na corrida sprint do GP da Bélgica. O brasileiro da Sauber passou ao SQ3 da classificação com apenas uma volta e segue embalado na boa fase da equipe. O australiano Oscar Piastri tem a pole da Sprint, que acontece no sábado, 26, às 7h (horário de Brasília).
Depois do primeiro e único treino livre do GP os pilotos entraram no circuito de Spa para a classificação da terceira corrida Sprint do ano. Os dez primeiros colocados foram bastante variados, com oito das dez equipes do grid ocupando a metade da frente na largada. Além das McLarens de Piastri e Norris, a Haas (sim, a Haas!) de Ocon e Ollie Bearman foram as únicas equipes com os dois pilotos no SQ3. Mercedes e Aston Martin ficaram de fora do pelotão da frente.
Entre os infortunados na pista belga, Kimi Antonelli foi infeliz ainda no SQ1 quando foi para a brita, e depois viu seu companheiro George Russell também ficar pelo SQ2. O heptacampeão Lewis Hamilton também escapou da pista na Ferrari com uma nova suspensão neste final de semana. (Confira classificação completa abaixo)
A Sprint concede pontos aos seus oito primeiros colocados e pode mudar a classificação antes mesmo da corrida principal no domingo. Caso vença a Sprint, Lando Norris pode empatar com o companheiro de equipe, mas adversário no campeonato, Oscar Piastri que lidera com 234 pontos. O britânico precisa, além de terminar no topo do pódio, que o australiano não chegue entre os oito primeiros.
Boa fase da Sauber
Para os brasileiros que se empolgaram com o retorno de um representante nacional à F1, houve sempre um tom de dúvida quanto a equipe pela qual Gabriel Bortoleto correria. A Sauber foi a pior colocada na temporada passada, com apenas quatro pontos marcados no ano. A chegada de Mattia Binotto, ex-Ferrari, que deixou a Scuderia bastante criticado, aumentou a nebulosidade do que poderia ser a primeira temporada do paulista na categoria.
As expectativas não eram lá muito altas, mas é inegável que a Sauber vêm surpreendendo a todos (inclusive eles mesmos!). Nas últimas quatro corridas, Hulkenberg, companheiro do brasileiro, pontuou. Na mais recente, em Silverstone conquistou o primeiro pódio da carreira com um terceiro lugar após 239 provas na F1. Em uma cena inusitada, a equipe suíça foi surpreendida pelo resultado do piloto alemão e não tinha champanhe para comemorar. Então, outras montadoras levaram garrafas para deixar a festa completa.
Bortoleto também vem crescendo nas últimas corridas: ficou em 12º lugar no GP da Espanha e conquistou seus primeiros pontos na Áustria. O oitavo lugar do brasileiro, seguido por Hulk em nono, foi o primeiro duplo top 10 da equipe desde 2023. No Mundial dos Construtores, a equipe está em sexto lugar, à frente da RB, Aston Martin, Haas e Alpine.
Classificação para a Sprint
- Oscar Piastri (McLaren) – 1m40s510
- Max Verstappen (RBR) +0s477
- Lando Norris (McLaren) +0s618
- Charles Leclerc (Ferrari) +0s768
- Esteban Ocon (Haas) +1s055
- Carlos Sainz (Williams) +1s251
- Oliver Bearman (Haas) +1s47
- Pierre Gasly (Alpine) +1s449
- Isack Hadjar (RB) +1s461
- Gabriel Bortoleto (Sauber) +1s666
- Liam Lawson (RB) – SQ2
- Yuki Tsunoda (RBR) – SQ2
- George Russell (Mercedes) – SQ2
- Fernando Alonso (Aston Martin) – SQ2
- Lance Stroll (Aston Martin) – SQ2
- Alexander Albon (Williams) – SQ1
- Nico Hulkenberg (Sauber) – SQ1
- Lewis Hamilton (Ferrari) – SQ1
- Franco Colapinto (Alpine) – SQ1
- Andrea Kimi Antonelli (Mercedes) – SQ1
Programação do GP da Bélgica
– Corrida Sprint – sábado, 26, às 7h
– Classificação – sábado, 26, às 11h
– Corrida: domingo, 27, às 10h