Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Ex-boxeador Maguila morre aos 66 anos

O ex-pugilista estava internado em uma casa de repouso e sofria de encefalopatia traumática crônica

Por Da Redação Atualizado em 24 out 2024, 16h51 - Publicado em 24 out 2024, 15h45
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O ex-pugilista José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, morreu nesta quinta-feira, 24, aos 66 anos. Visto como promissor desde o início da carreira, em 1983, ele venceu 77 de todas as 85 lutas que travou.

    O boxeador sofria de encefalopatia traumática crônica, conhecida popularmente como demência pugilista, consequência de danos causados pelos sucessivos golpes recebidos ao longo da carreira. O falecimento foi confirmado por Irani Pinheiro, esposa do campeão mundial, à Record TV. O motivo do óbito não foi revelado.

    Carreira

    Maguila começou sua carreira nos anos 1980, quando ganhou popularidade na categoria de peso-pesado ao vencer 14 disputas seguidas. Apesar das críticas a respeito da falta de técnica e da inferioridade de seus oponentes, ele acabou se tornando um dos boxeadores mais famosos da América do Sul — além de um personagem brasileiro quase folclórico, cujo apelido surgiu da grande semelhança com um personagem de desenho infantil.

    O ex-pugilista ficou famoso pela sua parceria com o jornalista Luciano do Valle. Apostando no talento do jovem, o empresário conseguiu que ele treinasse com Angelo Dundee, coach de esportistas famosos como Muhammad Ali.

    Nos anos 1990, Maguila teve oportunidade de lutar contra alguns dos maiores astros do mundo. Houve grande expectativa pelas lutas contra Evander Holyfield e George Foreman, mas ele foi derrotado. Os nocautes marcaram sua carreira, mas o ex-pugilista já revelou lamentar por também não ter enfrentado Mike Tyson. “Queria lutar com ele, pedi para marcar”, disse ao UOL. “Só que toda vez que a gente agendava ele era preso.”

    Continua após a publicidade

    Apesar disso, acumulou títulos. Foi campeão mundial pela Federação Mundial de Boxe (FMB), além de ter conquistado Sul-Americano, Campeonato Brasileiro, pentacampeonato continental e o Campeonato das Américas.

    Após largar o esporte, ganhou espaço na televisão em programas humorísticos e de economia. Também gravou um álbum de samba (Vida de Campeão) e tentou espaço na política, como deputado federal, sem sucesso.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.