Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Esporte olímpico do Brasil é o vôlei, não o futebol, mostra pesquisa

Estudo publicado nesta quarta-feira mostra opinião e percepção de pessoas em 33 países sobre as Olimpíadas

Por Caio Saad Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 24 jul 2024, 14h53

Um estudo da empresa de pesquisas Ipsos publicado nesta quarta-feira, 24, sobre a opinião e percepção de pessoas em 33 países sobre as Olimpíadas mostrou que, quando o assunto é esporte olímpico, o Brasil agora é o país do vôlei, e não do futebol.

Perguntados sobre o esporte de maior interesse, os brasileiros demonstraram entusiasmo em acompanhar o vôlei, que com 41% das menções é o esporte mais citado do país, à frente do futebol, que tem 39% das menções, e da ginástica artística, com 31%.

+‘Zé Gotinha vermelho’ e ‘coletor menstrual’: O que é, afinal, o mascote de Paris 2024?

A resposta tem muito a ver com o histórico de desempenhos. A seleção masculina de vôlei conquistou a medalha de ouro três vezes, em Barcelona 1992, Atenas 2004 e Rio de Janeiro 2016, além da prata em Los Angeles 1984, Pequim 2008. A seleção feminina, por sua vez, ganhou o ouro em Pequim 2008 e Londres 2012, foi prata e Tóquio 2020 e bronze em Atlanta 1996 e Sydney 2000. Expandido para o vôlei de praia, são mais 13 medalhas, entre homens e mulheres.

O Brasil também tem destaque pelo interesse pelo skate, com 14% dos entrevistados se mostrando entusiasmados com a modalidade, o maior índice entre todos os países pesquisados.

Continua após a publicidade

Na América Latina o futebol ainda é dominante, com países como Argentina (55%), Peru (50%) e Colômbia (47%) entre os maiores destaques.

+ ‘Futuro do jogo’: As novas diretrizes da Fifa para seleções que vão jogar em Paris 2024

O levantamento também mostra um aumento significativo no interesse da população com os Jogos de Paris, em relação às edições anteriores. No Brasil, 70% dos entrevistados dizem ter interesse ou bastante interesse em acompanhar a competição deste ano. Na edição do evento em Tóquio, apenas 45% dos brasileiros declaravam o mesmo.

“Comparado aos Jogos de Tóquio, cresceu bastante o interesse geral em acompanhar o evento. Os Jogos de 2021 foram realizados em um cenário bastante atípico, com a pandemia ainda impactando fortemente muitas nações”, afirma Marcos Calliari, CEO da Ipsos no Brasil.

Continua após a publicidade

De acordo com a sondagem,  os brasileiros também expressam um forte sentimento de orgulho nacional em relação à participação de sua equipe nas competições desse ano. Segundo a pesquisa, 75% dos brasileiros concordam que o “time olímpico faz com que se sintam orgulhosos de seu país”.

O sentimento é ainda maior na Indonésia, com 95% de concordância, seguido por China, com 94%, e Tailândia, com 91%. Do lado oposto, Alemanha (53%), Japão (58%) e França (60%) registraram os menores índices.

A pesquisa “Attitudes to The 2024 Paris Games” foi realizada pela Ipsos em 33 países, com 24.531 participantes, entre 24 de maio e 7 de junho de 2024. A margem de erro para o Brasil é de 3,5 pontos percentuais.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.