Corinthians é o campeão brasileiro – das redes sociais
Clube paulista segue no topo do ranking digital do futebol nacional, mas tem o Flamengo na cola. Palmeiras e Chapecoense também cresceram
![O meia Rodriguinho atuando pelo Corinthians](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/01/esporte-rodriguinho-corinthians-20161023-001.jpg?quality=90&strip=info&w=1280&h=720&crop=1)
O Corinthians segue no topo do futebol brasileiro, ao menos nas redes sociais. Estudo feito pelo Ibope Repucom e divulgado nesta quinta-feira mostra que o clube paulista é o mais popular nas principais redes somando seu número de seguidores no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube. Em seguida aparece o Flamengo, que vem crescendo nas redes, e está bem próximo do time de São Paulo.
Contando apenas Instagram e YouTube, as duas redes sociais nas quais os clubes demoraram mais a investir, o Flamengo já tem pequena vantagem sobre o Corinthians. O clube paulista, porém, segue reinando nas redes mais decisivas da pesquisa, com mais de 11 milhões de curtidas no Facebook e 4,8 milhões de seguidores no Twitter.
No Instagram, apenas o Flamengo, Corinthians e São Paulo ultrapassaram a marca de um milhão de usuários. Já no YouTube, o líder é o Palmeiras, com 514.491 seguidores. O Santos, que investiu bem em sua TV, é o segundo colocado, com 440.429 seguidores.
O levantamento também destaca que, nos últimos seis meses, o Palmeiras registrou o seu maior crescimento na página oficial do time no Facebook ao garantir o título brasileiro. A tragédia na Colômbia, de novembro do ano passado, impulsionou as redes sociais da Chapecoense. O clube catarinense já é o sétimo colocado da lista.
A lista completa:
![ranking-digital-clubes-brasileiros-fevereiro17 Ranking dos clubes brasileiros nas redes sociais](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/02/ranking-digital-clubes-brasileiros-fevereiro17.jpg?quality=70&strip=all&w=650)