Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Contra o racismo, seleção brasileira vestirá preto pela primeira vez

A iniciativa será na partida contra Guiné; episódio contra Vinicius Júnior motivou CBF

Por Da Redação Atualizado em 13 jun 2023, 14h29 - Publicado em 13 jun 2023, 12h57
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Ao invés da tradicional camisa canarinho e short azul, o Brasil jogará de preto o amistoso diante da seleção de Guiné, marcado para o próximo sábado (17), no estádio Cornellà-El Prat, nos arredores de Barcelona. A decisão faz parte de medidas da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para combater o racismo. O estopim desta iniciativa foi o último ataque racista sofrido pelo atacante Vinicius Júnior, do Real Madrid, em partida pelo Campeonato Espanhol.

    Publicidade

     Esta será apenas a segunda vez em que a seleção brasileira entrará em campo com o uniforme da mesma cor. A primeira ocorreu há 109 anos, em 1914, quando a equipe jogou inteiramente de branco. A seleção jogará desta forma apenas no primeiro tempo. Na segunda etapa, os jogadores estarão com a vestimenta clássica, usado desde 1952. Porém, uma mensagem de combate ao racismo também estará no uniforme.

    Publicidade

     No último dia 21 de maio, no estádio Mestalla, torcedores do Valencia xingaram o Vinícius Junior de “macaco”. O fato causou reação do próprio jogador, que cobrou atitudes da liga espanhola contra repetidos episódios de racismo contra ele nos estádios. Após rebater Vinicius Júnior, o presidente da entidade, Javier Tebas, pediu desculpas ao atleta de 22 anos e prometeu ações contra estes crimes. O Brasil também pediu providências ao governo espanhol. O caso também gerou reações e manifestações de outros esportistas e celebridades. A cantora Anitta usou figurino com o nome de Vinicius Júnior em seu show, na final da Champions League, no último sábado (10), entre Manchester City e Inter de Milão, na Turquia.

     Diante de Guiné, no sábado (às 16h30, horário de Brasília), e Senegal, na terça-feira (20), o Brasil será comandado pelo técnico interino, Ramon Menezes. A maior parte dos jogadores convocados já está em Barcelona para os amistosos.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

     Em março de 2024, Brasil e Espanha também farão amistoso, em mais uma iniciativa de combate ao racismo. O duelo será chamado “Uma só pele”. O jogo fará parte da data Fifa, entre os dias 18 e 26 de março, mas o dia ainda não foi definido pelas entidades que comandam o futebol dos dois países.

     

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.