Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Comitê Paralímpico Internacional elege presidente brasileiro

Andrew Parsons, ex-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, substituirá o britânico Philip Craven, que liderava o IPC desde 2001

Por Da redação
8 set 2017, 09h43
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O brasileiro Andrew Parsons venceu eleição realizada em Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, nesta sexta-feira e se tornou o presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês). Ele substituirá o britânico Philip Craven, que liderava a organização desde 2001.

    Parsons foi presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) de 2009 a março de 2017 e desde 2013 era vice-presidente do IPC. Ele teve outros três adversários na eleição: o canadense Patrick Jarvis, o dinamarquês John Petersson e a chinesa Haidi Zhang.

    “Estou absolutamente encantado e não sei o que dizer. Gostaria de agradecer aos membros do IPC por sua confiança. Ao longo da minha campanha, acho que expliquei o que planejo fazer como presidente do IPC e os membros entenderam e me deram o apoio. Agora é hora de arregaçar as mangas e trabalhar muito com os membros e a nova diretoria”, discursou.

    Na eleição desta sexta-feira, um total de 163 membros, além do Comitê Paralímpico das Américas, tinha direito a voto. Para a definição de um vencedor, seriam necessários 82 apoios. E Parsons conseguiu 84 votos logo na primeira rodada, derrotando Zhang, com 47, Petersson, com 19, e Jarvis, com 12.

    O brasileiro prometeu estreitar relações com o Comitê Olímpico Internacional (COI) e apontou o momento difícil vivido pela comunidade esportiva, em uma referência aos recentes casos de corrupção – o último deles envolvendo suspeita de compra de votos do Rio como sede da Olimpíada e Paralimpíada de 2016. 

    Continua após a publicidade

    “Avançar a relação com o COI será a chave. Temos algumas decisões muito importantes pela frente. O esporte está em um momento difícil neste momento e temos muitas coisas em comum pelas quais temos que lutar. É fundamental que trabalhemos juntos, cooperemos e estou certo de que faremos isso”, comentou.

    Parsons também exaltou o seu antecessor Craven. “Sir Philip é uma lenda, um mentor, um exemplo e um colosso absoluto, é impossível descrevê-lo apenas com palavras. Eu tenho sapatos muito grandes para calçar, mas acho que aprendi muito com ele e vou tentar prestar minha homenagem a ele seguindo seus passos”, afirmou.

    Além da votação que envolveu Parsons, o IPC realizou a eleição para a vice-presidência da entidade. Em uma disputa muito acirrada, o neozelandês Duane Kale superou o dinamarquês Petersson por 81 a 79.

    Continua após a publicidade

    (com Estadão Conteúdo)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.