Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

COI recomenda proibir atletas da Rússia e Belarus em competições mundiais

Segundo entidade, a resolução tem como objetivo proteger a eventos esportivos mundiais e garantir a segurança de todos os participantes

Por Alessandro Giannini Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 28 fev 2022, 12h45 - Publicado em 28 fev 2022, 12h34
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Guerra na Ucrânia extrapolou as fronteiras do país invadido pela Rússia. Em mais um capítulo do combate, o Comitê Olímpico Internacional (COI) se reuniu nesta segunda-feira, 28, para discutir a quebra da Trégua Olímpica pelo governo russo, com o apoio do governo da Belarus. Em vista dos desdobramentos recentes, o conselho executivo da entidade emitiu uma resolução recomendando que as federações internacionais proíbam atletas e autoridades russas e bielorrussas de competir em eventos esportivos.

    O COI também recomendou às federações que nenhum atleta ou funcionário esportivo da Rússia ou da Belarus possa participar de competições sob suas respectivas bandeiras. “Nacionais russos ou bielorrussos, seja como indivíduos ou equipes, devem ser aceitos apenas como atletas neutros ou equipes neutras. Nenhum símbolo nacional, cores, bandeiras ou hinos devem ser exibidos”, diz o comunicado.

    A resolução do COI foi tomada pouco antes dos Jogos Paralímpicos de Inverno, que começam em Pequim na sexta-feira, 4. Em função do calendário apertado, o comitê ressaltou que, em circunstâncias muito extremas, deixaria para as organizações resolver questões de última hora. “Neste contexto, o COI considerou em particular os próximos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022 e reiterou seu total apoio ao Comitê Paralímpico Internacional (IPC) e aos Jogos”, afirma o comunicado.

    O COI reiterou sua recomendação de não organizar nenhum evento esportivo na Rússia ou na Belarus. E disse que vai retirar a Ordem Olímpica de todas as pessoas que têm uma função importante no governo da Federação Russa, incluindo o presidente Vladimir Putin. A decisão, segundo o comitê, foi tomada com base nas “circunstâncias excepcionais da situação e considerando a violação extremamente grave da Trégua Olímpica e outras violações da Carta Olímpica pelo governo russo no passado”.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.