Adeus, Bola de Ouro: Fifa revela novo troféu de melhor do mundo
Prêmio que será entregue a Cristiano Ronaldo, Messi ou Griezmann é bem diferente do antecessor e remete aos primórdios do futebol
Por da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 20h57 - Publicado em 6 jan 2017, 13h17
A Fifa revelou nesta sexta-feira o troféu que será entregue ao melhor jogador do mundo de 2016. A premiação, marcada para o próximo dia 9, em Zurique, na Suíça, não terá mais a tradicional bola na cor dourada, que era dada ao vencedor nos anos em que o prêmio era unificado com a Bola de Ouro, da revista France Football. O fim da parceria fez a entidade criar sua própria taça, dessa vez em tom prateado, que será entregue a Cristiano Ronaldo, Lionel Messi ou Antoine Griezmann.
As mudanças em relação ao desenho anterior vão do tamanho do troféu, que dessa vez será mais comprido, ao formato. Uma grande base inferior faz o troféu se assemelhar até mesmo com a taça da Copa do Mundo. A bola no topo é semelhante àquela usada a na final da primeira Copa, em 1930, (com gomos semelhantes a uma bola de vôlei) e foi mantida em favor da tradição.
“A bola no topo do troféu representa a história do futebol e a história da Fifa também. Acredito que esta é uma bela narrativa, mostra respeito pelas tradições do futebol”, comentou o ex-jogador croata Zvonimir Boban, atual secretário-geral de futebol da Fifa.
Em sua região frontal, está gravado no troféu a mensagem ‘The Best’ (O Melhor), em alusão ao novo nome do prêmio, que deixa de ser “Bola de Ouro da Fifa” para ser chamado em 2016 de “Prêmio Fifa The Best”. “A inspiração atrás do design deste troféu é a de honrar os melhores jogadores do mundo pela Fifa”, explicou a designer da taça, Ana Barbic Katicic.
Cristiano Ronaldo, que já venceu a Bola de Ouro em 2013 e 2014 e o prêmio de melhor do mundo em 2008, é o favorito a conquistar o título pela quarta vez. Messi, cinco vezes vencedor, corre por fora, assim como o francês Griezzman, estreante no prêmio. Em seu site, a Fifa disponibilizou um vídeo detalhando a produção do novo troféu. (Clique e assista)
Continua após a publicidade
(com Gazeta Press)
Publicidade
A ASSINATURA ABRIL FICOU AINDA MAIS COMPLETA!
Acesso ao acervo de Veja, Quatro Rodas, Claudia, Super e outros títulos Abril, além do conteúdo digital completo.
O plano de golpe que previa matar Lula, Alckmin e Moraes em 2022
A Polícia Federal realizou uma operação para prender quatro militares do Exército e um agente da PF suspeitos de planejarem um golpe de Estado e um plano para matar o presidente Lula, o vice Geraldo Alckmin e o ministro do STF Alexandre de Moraes. Logo após a eleição de Lula, os militares começaram a monitorar as autoridades e, segundo a investigação, uma das ideias era matá-los por envenenamento. A trama denominada Punhal Verde Amarelo e o último dia da cúpula do G20 são destaques do Giro VEJA.
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.