A história da famosa pose das vitórias de Usain Bolt
Marca registrada nos triunfos do velocista, celebração tem duas versões, ambas com origem na Jamaica
Ao mesmo tempo em que os fãs do atletismo acostumaram-se a ver Usain Bolt ganhando medalhas, o mundo também se habituou a imitar sua famosa celebração nas vitórias: o braço esquerdo esticado para o lado, o direito um pouco dobrado, os dois dedos indicadores apontando para o céu, e o corpo levemente arqueado. A cena repetiu-se inúmeras vezes, e virou hit mundial. O que nem todo mundo sabe é a origem da pose.
A versão mais difundida é a retratada em reportagem do jornal americano USA Today, publicada no ano passado. A famosa comemoração teria como raiz um estilo musical popular na Jamaica, o dancehall, descendente do reggae. A pose seria uma adaptação de um movimento da dança.
A celebração tem até nome. Entre os compatriotas de Bolt, a pose é chamada de To Di World (To The World, em inglês, e Para o Mundo, em português). O campeão olímpico e mundial estreou sua marca registrada nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. No mesmo ano, o dancehall estava em alta na Jamaica. E Bolt adora música e festas.
No entanto, há uma outra versão. Segundo o jornalista Tim Layden, da revista esportiva americana Sports Illustrated, Bolt teria na verdade copiado a pose de uma propaganda oficial da Jamaica para divulgar o turismo do país.
Se há controvérsia sobre a pose do campeão olímpico e mundial, por outro lado não se questiona que ele encerrará a carreira nesta semana como um dos maiores atletas da história do esporte.