Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Mundo

Por dentro da Casa Branca

Os detalhes da residência mais poderosa dos Estados Unidos, onde Donald Trump passará os próximos quatro anos

por Daniela Flor Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 3 jul 2017, 15h10 - Publicado em
20 jan 2017
13h52

Os detalhes da residência mais poderosa dos Estados Unidos, onde Donald Trump passará os próximos quatro anos

Donald Trump é um empresário de sucesso no setor imobiliário, mas, dificilmente, já teve a sua disposição um imóvel parecido com sua nova moradia.

Planejada pelo arquiteto James Hoban, a Casa Branca, em Washington, tem 5.100 m² – sem contar com seus dois anexos, a Ala Leste e a Ala Oeste. Ao todo, são seis andares – dois para serviços de governo, dois para a primeira-família e dois subsolos, com fiação e maquinário. Na Residência Executiva há 132 quartos, 35 banheiros, 412 portas, 147 janelas, 28 lareiras e, por causa da antiguidade do projeto inicial, apenas três elevadores.

Desde que o fundador americano, George Washington, escolheu o ponto em que a estrutura seria construída, em 1791, incontáveis reformas transformaram a residência de acordo com os planos de seus novos ocupantes. Além de salões históricos e escritórios de funcionários da Presidência, a Casa tem cinema, sala de música, jardins e – correm boatos – cômodos secretos para garantir a segurança do presidente.

Planta da Casa Branca

Publicidade

CASA

TÉRREO

A Residência Executiva é a casa da primeira-família e espaço para eventos e visita

A casa do líder americano é construída em uma colina, por isso, parte do térreo não tem janelas para a rua – foi necessária uma escavação para iluminar a frente do andar. Parcialmente escondido, o piso não é a entrada oficial da residência e foi usado por serviçais e escravos no passado. Há ainda uma espécie de porão, no subsolo, onde ficam o boliche da Casa Branca, a floricultura, a carpintaria e a chocolateria da Presidência.

Planta da Casa Branca (Térreo)


1 – Sala de recepção diplomática

Continua após a publicidade

casa-branca-0-diplomatic

Antiga fornalha da Casa Branca, o cômodo foi transformado em um salão de entrada em 1902, por Theodore Roosevelt. Há um tapete no centro da sala que exibe o emblema dos 50 Estados do país.


2 – Sala de mapas

casa-branca-0-map-room

Continua após a publicidade

Depois de servir como sala de reuniões e até de sinuca, o cômodo recebeu esse nome pelo propósito designado por Franklin D. Roosevelt durante a Segunda Guerra Mundial. O presidente a usou como uma “sala de guerra”, onde reunia mapas para planejar estratégias. Hoje serve para diversos propósitos, mas mantém os antigos mapas nas paredes.


3 – Sala da porcelana

casa-branca-0-porcelana

Como diz o nome, o cômodo exibe uma coleção de objetos de porcelana iniciada pela primeira-dama Caroline Harrison, esposa do 23º presidente, Benjamin Harrison. Sua intenção era exibir o bom gosto das famílias que precederam a de seu marido.

Continua após a publicidade

4 – Sala Vermeil

casa-branca-0-vermeil

A sala leva esse nome por exibir uma coleção de objetos recebidos como doação pela Casa Branca em 1957, feitos em ouro vermeil. O cômodo também é conhecido como “sala das primeiras-damas” por exibir retratos de algumas esposas de presidentes (Hillary Clinton não está aqui, mas em um corredor do primeiro andar).


5 – Cozinha

Continua após a publicidade

casa-branca-0-cozinha

A Casa Branca conta com cinco chefs responsáveis por planejar de jantares familiares a grandes recepções. A qualidade é impecável, mas não é um buffet livre: se não for um evento oficial, a família presidencial paga pela própria comida. Há capacidade para servir jantar para 140 convidados ou aperitivos para até mil.


PRIMEIRO PISO DA CASA PRINCIPAL

O Piso de Estado é a entrada oficial da Casa Branca

Continua após a publicidade

A área mais luxuosa e de maior relevância histórica na Casa Branca fica no primeiro piso, o antigo centro de poder do país. É o andar para o qual apontam grandes escadarias e se conecta às alas Leste e Oeste da residência. Não há mais escritórios em uso, exceto o dos mordomos, com o restante dos cômodos transformados em espaços para encontros e festas.

Planta da Casa Branca (1º piso)


1 – Sala Azul

casa-branca-1-azul

Localizada no centro do andar de Estado, a sala de cortinas e carpetes azuis é o principal cômodo para receber convidados. No fim do ano, é onde fica a maior árvore de Natal da família presidencial. O único presidente em exercício a casar na residência, Grover Cleveland, realizou a cerimônia nesta sala.


2 – Sala Vermelha

casa-branca-1-vermelho

Uma das quatro salas da Casa Branca que levam o nome da cor predominante na decoração. O presidente Rutherford B. Hayes fez seu juramento em segredo no cômodo em 1877, por causa de polêmicas eleitorais, para evitar um golpe na cerimônia de posse pública.


3 – Sala Verde

casa-branca-1-verde

Outra sala de recepção, usada no passado para chás antes dos concertos musicais na Casa Branca. O filho de Abraham Lincoln, Willie, morreu aos 11 anos e teve seu velório no cômodo, por isso, a primeira-dama, Mary, nunca mais entrou ali.


4 – Sala de Jantar do Estado

casa-branca-1-estado

Thomas Jefferson usava o quarto como escritório, mas a partir de 1809, à medida que o país se tornava uma potência, o espaço foi destinado a receber jantares formais. Há lugar para até 140 convidados sentados.


5 – Sala de Jantar da Família

casa-branca-1-familia

Apesar do nome, o cômodo é raramente usado para as refeições da família presidencial, desde que Jackie Kennedy mandou construir uma sala de jantar privada no andar de cima. Hoje é usado para jantares formais, mas intimistas, com menos convidados.


6 – Salão Oeste

casa-branca-1-leste

É o maior cômodo da Casa Branca, por isso, cinco filhas de presidentes se casaram no Salão Leste. Todos os presidentes americanos que morreram no cargo tiveram seu velório no cômodo, com exceção de James A. Garfield, por causa de uma reforma. O Obamacare também foi assinado neste salão.


SEGUNDO PISO – CASA DA FAMÍLIA

Espaço privado da família do presidente

O segundo andar é a parte principal da residência da primeira-família, onde ficam seus quartos, banheiros e uma cozinha particular para lanches no meio da noite. É o único lugar onde não são seguidos pelo serviço secreto e podem manter a privacidade. Também há espaço para hóspedes, mas só os íntimos – chefes de Estado costumam ficar em uma casa separada, a Blair House.

Planta da Casa Branca (2º piso)


1 – Suíte Master

casa-branca-2-master

Apesar de ser o maior quarto, com closet, banheiro e sala de estar adjacentes, nem sempre a “suíte presidencial” é usada pelo próprio presidente. Jackie Kennedy, por exemplo, usava o quarto como a “suíte da primeira-dama” e seu marido dormia no quarto ao lado. Obama e Michelle mantiveram uma política de privacidade em seu governo e não revelaram onde dormiam.


2 – Quarto de Lincoln

casa-branca-2-lincoln

É uma homenagem ao presidente Abraham Lincoln, que nunca dormiu no cômodo, mas usava como escritório. A “cama de Lincoln”, comprada por sua esposa, fica no centro – o presidente também nunca dormiu nela, mas diversos sucessores fizeram uso do móvel e do quarto.


TERCEIRO PISO – CASA DA FAMÍLIA

Onde a primeira-família relaxa

Para o caso de uma família grande ou com muitos amigos, há mais quartos no terceiro andar, além de cômodos para lazer do presidente. Cada novo ocupante escolhe o propósito dos espaços, mas é comum que mantenham o solário, a academia particular e as salas de jogos e música.

Planta da Casa Branca (3º piso)


1 – Sala de Jogos

casa-branca-3-jogos

Pelo menos desde a época de George H.W. Bush, o cômodo é usado como uma tradicional sala de jogos – nada de modernidade, há uma antiga mesa de sinuca no centro. Também serviu como quarto para famílias de presidentes.


2 – Sala de Música

casa-branca-3-musica

Depois de ser o quarto de Jack Ford, durante o governo de seu pai, e até a sala de aula de John Kennedy Jr., Hillary Clinton decidiu transformá-la em uma sala de música como presente de aniversário para Bill, que tocava saxofone.

Publicidade

ALA OESTE (WEST WING)

TÉRREO

O lugar mais seguro da Casa Branca

O piso subterrâneo deste anexo é, provavelmente, um dos espaços mais seguros dos Estados Unidos, mas está longe de ser o bunker ultrassecreto de filmes e séries. A Ala Oeste é o verdadeiro centro do poder do país e seu “porão” abriga um complexo dos serviços de inteligência em funcionamento constante, para manter o presidente atualizado.

Planta da Casa Branca – Ala oeste (Térreo)


1 – Restaurante da Marinha

Continua após a publicidade

ala-oeste-sub-marinha

Estabelecido pelo presidente Truman, em 1951, o exclusivo restaurante é comandado pelos melhores chefs da Marinha americana. São aceitas reservas apenas de oficiais sênior do governo e seus convidados. Se bater a fome, os funcionários que trabalham nas alas Leste e Oeste podem pedir delivery – entregue por uma janela ao lado do restaurante.


2 – Sala do Serviço Secreto

ala-oeste-sub-secreto

Continua após a publicidade

Uma das maiores salas da Ala Oeste é também uma das menos conhecidas. O cômodo é escritório das equipes do Serviço Secreto, tanto para assuntos de proteção da Casa Branca como outras preocupações.


3 – Sala da Situação

ala-oeste-sub-situacao

É o centro das grandes decisões da Presidência e conversas confidenciais. O complexo de 460m² foi estabelecido por John F. Kennedy, em 1961, que não confiava nas informações vindas dos variados setores de inteligência. A central de alta tecnologia, comandada pelo Conselho de Segurança Nacional, oferece linhas de videoconferência seguras para que o presidente possa falar com líderes internacionais e comandantes militares. Desta sala, Barack Obama assistiu ao vivo à morte de Osama Bin Laden.

Continua após a publicidade


PRIMEIRO ANDAR

Onde o trabalho acontece

Foco da atuação política, o primeiro piso da Ala Oeste é onde o presidente passa a maior parte de seus dias. Além do escritório do líder, há espaço para os assessores e secretários mais bem cotados da Presidência.

Planta da Casa Branca – Ala oeste (1º piso)

Continua após a publicidade


1 – Salão Oval

ala-oeste-0-oval

É o cômodo mais famoso da Casa Branca e o escritório onde o presidente trabalha diariamente. Cada novo líder pode mudar a decoração de acordo com seu gosto pessoal. Alguns artefatos permanecem os mesmos desde que a sala foi construída, em 1909: a mesa de madeira, o selo presidencial no teto e as duas bandeiras, uma dos Estados Unidos e outra da Presidência.

Continua após a publicidade

2 – Sala do Gabinete

ala-oeste-0-gabinete

É a sala onde o presidente se reúne com os chefes dos principais secretários do governo. Uma mesa oval de mogno ocupa o centro do cômodo e as cadeiras têm placas que indicam quais secretários devem ocupá-las. O presidente sempre senta no meio e, ao seu lado, aqueles que ocupam cargos criados há mais tempo – o secretário de Estado fica a sua direita.


3 – Sala de Imprensa

ala-oeste-0-imprensa

Construída na administração de Richard Nixon, em cima da antiga piscina de Franklin Roosevelt, é a sala onde o presidente dá entrevistas coletivas e onde seu porta-voz oferece boletins diários a repórteres de todo o mundo. Duzentos jornalistas fazem parte do corpo de imprensa e trabalham todos os dias na Casa Branca.


SEGUNDO ANDAR

O cérebro da Presidência

Para controlar o país é preciso de ajuda, por isso, é aqui que ficam os conselheiros do presidente. O assessor sênior ocupa parte do andar com sua própria equipe e há espaço para conselheiros de economia, legislação, assuntos domésticos e políticas internacionais, a postos para tirarem dúvidas do chefe.

Planta da Casa Branca – Ala oeste (2º piso)

Publicidade

ALA LESTE (EAST WING)

TÉRREO

O centro de organização da Casa Branca – e um pouco de diversão

Uma das áreas mais novas da Casa Branca, a Ala Leste foi acrescentada em 1942 para abrigar funcionários que comandam assuntos sociais da Presidência, como cartas e decoração. Também há espaço para uma das melhores partes do cargo: o cinema exclusivo. Os boatos, porém, dizem que a construção é fachada para esconder um gigante centro de operações emergenciais da Presidência, metros adentro no subsolo, à prova de ataques nucleares.

Planta da Casa Branca – Ala leste (1º piso)


1 – Cinema

Continua após a publicidade

ala-leste-1-cinema

Construído em 1942, o cinema de 42 lugares exibe filmes atuais e séries de preferência da família presidencial, que pode convidar amigos para as sessões. O recorde de filmes vistos é de Jimmy Carter, com 480 sessões em quatro anos.


PRIMEIRO PISO

Onde a primeira-dama trabalha

Continua após a publicidade

Se Melania decidir por as mãos à obra, como Michelle Obama, terá espaço reservado no primeiro piso da Ala Leste – seu canto exclusivo em um complexo dedicado ao marido. O andar abriga os escritórios de seus assessores e conselheiros, que a ajudam no dever de “mãe dos Estados Unidos”.

Planta da Casa Branca – Ala leste (2º piso)


1 – Gabinete da Primeira Dama

Continua após a publicidade

ala-leste-2-primeira-dama

Rosalynn Carter, mulher de Jimmy Carter, decidiu estabelecer um escritório próprio na Ala Leste, em 1977. Desde então, esposa presidencial e equipe trabalham nos assuntos de sua preferência neste cômodo. Nada é obrigatório: ela escolhe se quer desenvolver projetos e quais serão. Há porta-vozes, secretários e assessores disponíveis.


2 – Escritório de Caligrafia

Continua após a publicidade

ala-leste-2-caligrafia

Neste cômodo são produzidos todos os materiais gráficos da Presidência, como convites, selos e cartões festivos – inclusive, o famoso cartão de Natal da primeira-família.

Publicidade

Reportagem: Daniela Flor
Edição: Diego Braga Norte
Design e programação: Alexandre Hoshino, André Fuentes e Sidclei Sobral

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.