Harry Potter faz 20 anos e ganha festa em Londres – e na internet

Facebook, Instagram e Twitter preparam emojis, histórias e ‘surpresa’ para os fãs nesta segunda-feira, aniversário do lançamento de ‘A Pedra Filosofal’

Facebook, Instagram e Twitter preparam emojis, histórias e ‘surpresa’ para os fãs nesta segunda-feira, aniversário do lançamento de ‘A Pedra Filosofal’

Desde o início de junho, a editora Bloomsbury pôs à venda edições especiais de Harry Potter e A Pedra Filosofal, com as cores das casas de Hogwarts – Grifinória, Sonserina, Corvinal e Lufa-Lufa. Nesta segunda-feira, 26 de junho, data de aniversário do livro que inaugurou a série, as redes sociais ganharão, literalmente, um toque de magia. Mark Zuckerberg promete uma surpresa especial para os internautas que publicarem ou comentarem algo sobre Harry Potter. Não é preciso ter estudado em Hogwarts para prever que a hashtag #HarryPotter20 deve chegar aos trending topics: o Twitter vai celebrar a ocasião com um emoji especialmente criado para o bruxinho. O Instagram, por sua vez, vai apresentar histórias de alguns dos maiores fãs da saga em sua conta oficial.

E Londres, como é de se esperar, vai estar em festa. Quem estiver na cidade vai ter a chance de se dirigir à plataforma 9 3/4 na King’s Road. Além da placa em homenagem ao embarque secreto para Hogwarts, que já existe no local, os visitantes serão informados sobre a casa à qual pertencem por membros da equipe do site Pottermore e ganharão cartões postais especiais.

Plataforma 9 3/4 da Estação King’s Cross, em Londres
Plataforma 9 3/4 da Estação King’s Cross, em Londres Divulgação/Divulgação

Há, ainda, a opção de visitar a House of MinaLima, mix de galeria e loja que fica no Soho e conta com criações da inglesa Miraphora Mina e de Eduardo Lima, mineiro de Caxambu. A dupla de designers gráficos é responsável por toda a concepção visual dos filmes de Harry Potter e, agora, de Animais Fantásticos. Eles já criaram milhares de peças para as produções, desde cartazes e mapas até livros, pôsteres e placas de trânsito e de veículos. “A casa está aberta desde 2016 e vive cheia, principalmente porque estamos a poucas quadras do teatro onde é encenado o espetáculo Harry Potter e A Criança Amaldiçoada. Era para ser algo temporário, mas vem agradando tanto que ainda não temos ideia de quando a montagem se encerrará”, diz Eduardo, por telefone, diretamente do set de Animas Fantásticos 2.

Fachada da loja-museu MinaLima, em Londres
Fachada da loja-museu MinaLima, em Londres Reprodução/Divulgação
Reconstituição no MinaLima da cena em que Harry Potter recebe dezenas de cartas de admissão de Hogwarts no primeiro filme da saga
Reconstituição no MinaLima da cena em que Harry Potter recebe dezenas de cartas de admissão de Hogwarts no primeiro filme da saga Reprodução/Divulgação

Ele trabalha com Harry Potter desde A Câmara Secreta (2002) e conta que viu Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint crescer. “Eles eram bem concentrados e viviam estudando no set, pois não podiam perder as provas da escola. Quando tinham trabalhos que envolviam projetos de arte, sempre recorriam à minha sala para pedir materiais emprestados. Eram simpáticos, mas nunca devolveram nada”, brinca. Eduardo afirma que o clima de amizade entre os três ultrapassava as barreiras das câmeras. E revela que JK Rowling sempre foi muito acessível, gentil e assertiva, do tipo que confia e que permite que as pessoas tenham liberdade para criar em cima da obra dela.

Publicidade
Luke Youngblood na saga ‘Harry Potter’
Luke Youngblood na saga ‘Harry Potter’ Reprodução/Reprodução

Para o ator britânico Luke Youngblood, que interpretou o personagem Lee Jordan nos dois primeiros filmes, o clima amistoso do set permitiu que todos se relacionassem bem e evoluíssem profissionalmente. “Ter feito parte de uma franquia tão icônica certamente apresentou abriu oportunidades na minha carreira, especialmente nos Estados Unidos. Mas confesso que no início eu não tinha ideia da magnitude do que estávamos criando e de como os filmes iriam tocar tantas pessoas ao redor do mundo. Quando comecei a filmar, percebi que tinha entrado em um universo realmente mágico”, conta Luke, que interpretou Simba em uma montagem londrina do musical Rei Leão e atualmente se prepara para estrelar um projeto do canal infantojuvenil Nicklodeon.

<span>–</span>
Reprodução/Twitter

As comemorações de Harry Potter continuam no segundo semestre. É prevista para 20 de outubro a exposição Harry Potter: Uma História da Magia, da Biblioteca Britânica. Será a primeira mostra da entidade inspirada na obra de um autor vivo. O público poderá conferir edições raras, manuscritos e objetos mágicos da coleção da Biblioteca Britânica, além de material inédito dos arquivos da Bloomsbury e itens pessoais de JK Rowling.