Série de humor ‘South Park’ é banida na China

Todas as menções sobre as 23 temporadas da produção foram retiradas da internet

Por Redação - Atualizado em 7 out 2019, 21h29 - Publicado em 7 out 2019, 18h07

Todas as 23 temporadas da série South Park foram completamente banidas na China. As menções à produção nas redes sociais e na internet em geral também foram retiradas.

No Twitter chinês, Wribo, não é mais possível encontrar nenhuma publicação relacionada ao desenho. O Youku, serviço de streaming tipo a Netflix, não tem mais nenhum vídeo das temporadas, e no Tieba, uma plataforma que serve para estimular a discussão entre as pessoas, o usuário, ao clicar em um link sobre a série, recebe a seguinte mensagem: “De acordo com a lei, essa seção está temporariamente fechada“.

A proibição é referente à trama do segundo episódio da 23ª temporada da série, intitulado de Band in China (Banda na China). A história ironiza personagens que precisam desenvolver um filme dentro das regras do mercado chinês para evitar censuras.

O episódio mostra duas tramas diferentes. Na primeira, um dos personagens é detido pela polícia enquanto tentava vender maconha na China. Ele, então, é enviado a um campo de trabalho forçado, destinado a doutrinar politicamente chineses e muçulmanos. A segunda é ainda mais direta. Quatro personagens formam uma banda de metal pesado, que rapidamente chega ao estrelato. Eles chamam a atenção de um empresário, que quer criar um filme sobre a banda — estilo Queen, com Bohemian Rhapsody. Porém, para ser distribuído na China, o roteiro precisa estar em constante mudança.

Publicidade

Além disso, o episódio ainda compara o presidente da China, Xi Jinping, com o Ursinho Pooh.

Publicidade