Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Unicamp ultrapassa USP e fica em primeiro em ranking de educação

Universidade Estadual de Campinas teve maior influência nas pesquisas e na relação produtiva com a indústria e lidera lista na América Latina

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) superou a Universidade de São Paulo (USP) e se tornou a melhor da América Latina, segundo o ranking internacional Times Higher Education, que busca calcular quais são as melhores universidades do mundo.

Em 2016, as posições estavam invertidas, com a USP ainda em primeiro lugar. Mas no cálculo deste ano, a Unicamp teve maior influência nas pesquisas e na relação produtiva com a indústria.

Confira abaixo as 10 primeiras colocadas na América Latina:

  1. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Brasil
  2. Universidade de São Paulo (USP) – Brasil
  3. Pontifícia Universidade Católica do Chile – Chile
  4. Universidade do Chile – Chile
  5. Universidade dos Andes – Colômbia
  6. Instituto de Tecnologia e Ensino Superior de Monterrey México
  7. Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – Brasil
  8. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Brasil
  9. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) – Brasil
  10. Universidade Nacional Autônoma do México – México

Embora o Brasil ainda domine a lista entre as universidades latino-americanas mais bem colocadas no rankings — 32 posições de 81 —, mais de 20 perderam posições.

Veja também
Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Democrata Cristão (Liberdade de Expressão é meu direito CF 88 art 5 e art 220)

    Não causa alento algum, pois 50% dos universitários são analfabetos funcionais, há anos o país caminha para a desindustrialização acelerada, e ainda não temos um premio Nobel. Vamos nos vangloriar de que?

    Curtir

  2. Com todas essas cotas que permitem pessoas que não estão preparadas para uma universidade com certeza a USP terá que baixar o padrão de ensino para essas pessoas acompanharem as aulas! Logo vai cair muito mais! Um absurdo!

    Curtir

  3. Rosano Apolinário da Silva

    A qualidade de uma universidade não está relacionada a quotas.As melhores universidades do mundo – Harvard, Yale, MIT, Stanfod, Cornell,Princeton, John Hopkins etc- são americanas e são quotistas. Não existe no mundo nenhuma pesquisa de qualidade e credibilidade que comprove que há uma conexão entre baixo nível de ensino universitário e quotas.A qualidade de uma universidade tem conexão com a sintonia da mesma com o mundo corporativo, com pesquisa de qualidade que impactam na sociedade e desta extrai experiência. O problema da USP é o corporativismo, mais de 12 mil funcionários que incham a folha de pagamento, é o medo de se sintonizar com processo seletivos de nível internacionais semelhantes as seletivas europeias e americo-canadenses ( a USP é pública,).A USP nunca abriu quotas para negros brasileiros mas quem for fazer uma pesquisa no histórico dela vai descobrir que ela já ofereceu quotas para alunos africanos!!!!. E quantos prêmios nobeís em seus quadros a USP possui? Quantas vezes ela foi citada?

    Curtir

  4. hildo molina

    enquanto a usp estiver se enchendo de vermelhinhos retrogrados só vai cair. infelizmente é muito idiota para uma universidade só.

    Curtir