Clique e assine com até 92% de desconto

Prazo para inscrições do Prouni acaba hoje

O resultado da primeira chamada será divulgado na segunda-feira e o da segunda chamada, no dia 20 de fevereiro

Por Da Redação Atualizado em 3 fev 2017, 14h09 - Publicado em 3 fev 2017, 14h08

Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado têm até as 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira para se inscrever no Programa Universidade para Todos (Prouni). As inscrições, que tiveram início nesta terça-feira, são feitas pela internet, no site do programa.

O Prouni é um programa do Ministério da Educação (MEC) que concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação em instituições privadas de todo o país. No total, são oferecidas 214.110 bolsas, 5% a mais em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo o último balanço feito pelo MEC, até as 11h desta sexta-feira, 1.347.723 candidatos já haviam se inscrito. No ano passado, foram 1.599.808 inscritos ao fim do processo. O resultado da primeira chamada será divulgado na segunda-feira e o da segunda chamada, no dia 20 de fevereiro.

  • Do total de bolsas ofertadas, 103.719 são integrais e 110.391 parciais – nas quais o governo federal cobre 50% da mensalidade. Para acesso ao processo seletivo, o candidato deve informar o número de inscrição e a senha usados no Enem. É possível escolher até duas opções de curso, por ordem de preferência.

    Podem concorrer os estudantes que não tenham diploma de curso superior e tenham alcançado o mínimo de 450 pontos no Enem; tenham cursado o ensino médio em escola pública ou, na rede particular como bolsista integral, e comprovem renda familiar de até um salário mínimo e meio para o benefício integral e de até três salários mínimos para o parcial. Também podem participar pessoas com deficiência e professores da rede pública que integrem o quadro permanente da instituição de ensino.

    Outra forma de ingressar no ensino público privado, com a nota do Enem, é por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), também do governo federal, cujas inscrições começam na próxima terça-feira e terminam no dia 10 de fevereiro.

    Continua após a publicidade
    Publicidade