Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Katherine Johnson: a estrela da matemática

A pioneira morreu na segunda 24, aos 101 anos, de causas não reveladas, na Virgínia

Por Da Redação Atualizado em 4 jun 2024, 14h41 - Publicado em 28 fev 2020, 06h00

“O senhor me diz quando e onde quer que aterrisse, e eu lhe direi onde, quando e como lançar o foguete”, declarou, certa vez, a um repórter que a entrevistava, a matemática americana Katherine Johnson. A frase saiu leve, bem-humorada, sem nenhum traço de arrogância, mas traduzia perfeitamente a realidade — Katherine já era, àquela altura, a “mente brilhante” por trás dos cálculos da Missão Apollo, que culminou com a chegada do homem à Lua, em 1969. Afrodescendente, Katherine enfrentou a segregação racial da primeira metade do século XX, para não falar da discriminação pelo simples fato de ser mulher em meio a cientistas homens e brancos. Sua trajetória de superação, aliás, ficou imortalizada no filme Estrelas Além do Tempo (2016), indicado ao Oscar em três categorias.

Katherine cresceu na Virgínia Ocidental, onde se tornou, em 1938, uma das afroamericanas pioneiras de um curso de pós em matemática. Funcionária da Nasa, ela calculou a mão a trajetória para a missão Red­stone 3, que pela primeira vez enviou um americano ao espaço, em 1961. Também verificou os cálculos realizados por um arcaico IBM 7090, que traçou as órbitas do voo pioneiro de outro compatriota, John Glenn, ao redor do planeta, em 1962. Em 2015, Katherine recebeu do então presidente Barack Obama a Medalha da Liberdade, a maior condecoração civil dos EUA. Não foi a única homenagem: em 2017, a Nasa batizou com seu nome um centro de pesquisa. Ela morreu na segunda 24, aos 101 anos, de causas não reveladas, na Virgínia.

Publicado em VEJA de 4 de março de 2020, edição nº 2676

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.