Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Investimento por aluno no Brasil equivale a um terço do gasto em países ricos, aponta OCDE

Relatório Education at a Glance mostra, no entanto, que investimento público na educação em relação ao PIB está no patamar de economias mais desenvolvidas

Por Ludmilla de Lima Atualizado em 10 set 2024, 12h44 - Publicado em 10 set 2024, 11h57
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Crianças em sala de aula: Brasil gasta três vezes menos por aluno do que economias mais desenvolvidas
    Crianças em sala de aula: Brasil gasta três vezes menos por aluno do que economias mais desenvolvidas (Damian Dovarganes/ AP/VEJA)

    O gasto do Brasil por aluno é um terço do investimento visto em países de economia mais desenvolvida, aponta estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). No ensino fundamental (do 1º ao 5º ano, ou anos iniciais), o valor no Brasil é de 3,6 mil dólares anuais, ou 20,1 mil reais, enquanto a média na OCDE é de 11,9 mil dólares, ou 66,6 mil reais. A diferença é indicada no relatório Education at a Glance (EaG), divulgado nesta terça-feira, com base em informações de 2021 sobre a educação em 49 países. 

    Na comparação com países da América Latina, o valor por estudante no Brasil é maior do que o visto no México (2,8 mil dólares) e no Peru (2 mil dólares), mas menor que o aplicado no Chile (7 mil dólares) e Costa Rica (5 mil dólares). Já Luxemburgo aparece no topo da lista geral, com 26,5 mil dólares por aluno, seguido por Suíça, com 19,6 mil dólares.

    Nas outras etapas do ensino, a desigualdade permanece. Do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, o Brasil gasta por aluno 3,7 mil dólares (20,7 mil reais), sendo que média da OCDE é de 13,2 mil dólares (73,9 mil reais). Já no ensino médio, a diferença é mais que o triplo também: por jovem brasileiro, são 4 mil dólares (ou 22,4 mil reais), e a média da OCDE é de 12,7 mil dólares (71,1 mil reais).  

    No entanto, quando se trata do gasto na educação em relação ao PIB, o Brasil aparece com destaque: o percentual está no mesmo patamar da média da OCDE. O gasto público no país é de 4,4% do PIB, fatia que se assemelha à de países como Suécia e Nova Zelândia. “O Brasil gasta menos por aluno que a média da OCDE, mas relativamente muito quando se olha o percentual do PIB e o tamanho da economia do país”, afirmou Viktoria Kis, gerente de Indicadores de Financiamento da Educação da Ines/OCDE, durante coletiva de imprensa transmitida pelo Inep.  “Isso indica um esforço do país”, acrescenta Fábio Pereira Bravin, coordenador-geral de Controle de Qualidade e Tratamento da Informação da Diretoria de Estatísticas Educacionais do Inep. 

    Continua após a publicidade

     

     

        

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.