Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Aluno que frequentou pré-escola tem melhor rendimento, revela estudo

Levantamento realizado pela IDados, com base na Prova Brasil, mostra ganhos de aprendizagem em todas as classes sociais

Por Ricardo Ferraz Atualizado em 4 set 2020, 12h22 - Publicado em 4 set 2020, 12h09

Os alunos que frequentaram a pré-escola tiveram melhor desempenho quando cursaram a quinta série do Ensino Fundamental, revela um levantamento realizado pela empresa de consultoria IDados, obtido com exclusividade por VEJA. O fenômeno é observado em todas as classes sociais, corroborando diversos estudos acadêmicos que evidenciam a eficácia da vida escolar na primeira infância.

O levantamento foi realizado com base nos resultados da Prova Brasil, em 2017, os dados mais recentes até o momento. O exame nacional, aplicado para cerca de 2,6 milhões de alunos, engloba escolas públicas e particulares e afere a qualidade do ensino de Português e Matemática, ao final do primeiro ciclo do Ensino Fundamental.

Com base no questionário sócio econômico, em que os alunos indicam as condições de vida das famílias, os pesquisadores estabeleceram cinco classes sociais e compararam o desempenho dos grupos separadamente. O método permite isolar fatores que influenciam diretamente na performance do exame, já que as crianças do segmento mais rico têm acesso à educação de melhor qualidade.

A média obtida por estudantes do primeiro nível que frequentaram a pré-escola foi maior – 9,1 pontos em matemática e 8,9 em português – do que a obtida por alunos que iniciaram os estudos apenas no primeiro ano do Ensino Fundamental. No quinto grupo, a diferença foi ainda mais expressiva: 15 pontos em matemática e 13,4 em português.

“Crianças de famílias com mais recursos financeiros têm acesso à escolas com ambientes mais acolhedores e estimulantes, com professores que, de fato, contribuem para o seu desenvolvimento. Nesse grupo social, a diferença é muito expressiva. Os alunos que frequentaram a pré-escola estão um ano mais acelerados do que os outros”, explica Thais Barcellos, pesquisadora do IDados e autora do estudo.

Continua após a publicidade

Para os pesquisadores, o levantamento reforça a necessidade de investimentos públicos na primeira infância. Diversos estudos internacionais demonstram que os ganhos obtidos nos primeiros anos de vida – em termos de acolhimento, nutrição e estímulo – contribuem para melhor desempenho ao longo de toda a vida escolar do indivíduo.

“Uma pré-escola de qualidade vai ter ganhos de longo prazo e seguramente poderia ser um poderoso instrumento de política pública para melhorar a performance do aluno ao longo de toda sua educação. Estamos em ano de eleições para prefeito e essa é uma excelente oportunidade para discutir o tema, já que a pré-escola é uma responsabilidade do município. Precisamos de políticas de estado que não mudem a cada representante eleito”, diz Barcellos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.