O leilão do trem intercidades, chamado de TIC Eixo Norte, que ligará as cidades de Campinas e São Paulo, está previsto para ocorrer nesta quinta-feira, 29, às 15h, em São Paulo. O projeto, encabeçado pelo governo de São Paulo, compreende serviços de operação, manutenção, melhorias, modernização e expansão do transporte público sobre trilhos, além da implantação do trem intermetropolitano (TIM), uma linha paralela, com mais paradas nas cidades do meio, e melhorias na Linha 7-Rubi. O prazo de concessão será de 30 anos.
A participação no leilão é aberta a empresas nacionais ou estrangeiras, de maneira individual ou reunidas em consórcio. São dois potenciais participantes: um grupo formado pela CCR e Alstom, e outro pela empresa chinesa CRRC e Grupo Comporte (controlada pela família Constantino, fundadora da Gol).
A proposta vencedora será a que oferecer maior desconto percentual nos tetos de contraprestação financeira máxima ou de aporte máximo. De acordo com o edital, o valor máximo de contraprestação é de 8,06 bilhões de reais, e o de aporte é de 8,9 bilhões de reais. Os concorrentes devem propor um único desconto percentual sobre o valor da contraprestação, podendo variar de 0 a 100%.
A viagem de São Paulo a Campinas deverá ser feita em 1 hora e custar no máximo 64 reais. O governo paulista também deve arcar com 60% dos 13,5 bilhões de reais previstos em investimentos.