A Toyota anunciou nesta terça feira que fará um recall de 538.000 carros vendidos no Brasil por problemas relacionados ao airbag. De acordo com a montadora, o defeito afeta unidades dos veículos Corolla, Etios, SW4 e Hilux (veja tabela abaixo).
Segundo a empresa, a falha pode causar lesões em motoristas e passageiros e há, até mesmo, risco de morte quando o dispositivo de segurança é acionado.
Testes no Japão detectaram que uma peça do airbag, chamada de deflagrador, se deteriora após longos períodos de exposição a altas temperaturas, grandes variações de temperatura e umidade. “Este fato torna o ‘deflagrador’ mais suscetível de romper-se inadequadamente, no caso de colisão do veículo, o que pode provocar a dispersão de pequenos fragmentos de metal da carcaça do ‘deflagrador’, juntamente com a bolsa, e causar danos materiais, lesões físicas graves, ou até mesmo fatais, ao motorista e aos ocupantes do veículo”.
Os airbags afetados são da marca Takata, e a falha nos dispositivos dessa marca também já havia motivado recalls de veículos de outras marcas, como Chevrolet, Honda, Nissan, Chrysler, Mitsubishi, Fiat, Volkswagen, Audi, Subaru, Jeep, BMW e Lexus (esta última também pertence à Toyota).
Os reparos começam a ser feitos a partir desta terça-feira segundo um cronograma que varia de acordo com o airbag defeituoso (se o do passageiro ou do motorista) e do modelo do veículo. No caso do airbag do passageiro, ele será consertado em duas etapas, sendo que ficará desativado no intervalo entre os dois processos.
Os proprietários deverão agendar o atendimento na rede de atendimento da Toyota, que pode ser consultada pelo site https://www.toyota.com.br. A empresa também atende os clientes através do telefone 0800 703 02 06.
Em 2016, a Toyota vendeu 134.804 veículos no Brasil, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).