Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

‘Subsídio à geração distribuída é o mais pernicioso’, diz CEO da Engie Brasil

Para executivo, subsídio à instalação de painéis solares em residências e outros imóveis pesa na tarifa e não ajuda mais o país

Por Márcio Juliboni Atualizado em 21 out 2024, 16h48 - Publicado em 21 out 2024, 09h46
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O subsídio à geração distribuída de energia já não faz mais sentido e precisa acabar o mais rápido possível. A avaliação é de Eduardo Sattamini, executivo-chefe da Engie Brasil Energia. “Esse subsídio é o mais pernicioso do setor, e vem aumentando absurdamente o peso na conta dos consumidores”, diz Sattamini. “Isso está completamente descontrolado.”

    A geração distribuída é aquela realizada por consumidores individuais, como as pessoas que instalam painéis de energia solar em suas residências. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), neste ano, o subsídio à geração distribuída deve alcançar 8,5 bilhões de reais. O valor representa 26% de todos os subsídios que incidem sobre a conta de luz. Ainda segundo a Aneel, o total de subsídios onera a tarifa de energia em quase 13%.

    “Esse subsídio faz com que a geração do rico que instala um painel solar na casa de campo tenha esse custo pago pelo pobre em sua conta de luz”, explica Sattamini. Isso não significa que a Engie seja contra a energia renovável. Com 103 usinas em operação, a companhia conta com 11 hidrelétricas e 92 usinas geradoras de energia alternativa, como biomassa, eólicas e solares.

    A Engie encerrou o primeiro semestre com uma produção bruta média de 6.121 megawatts, com um incremento de 61% sobre o mesmo período do ano passado. A empresa terminou junho com 3.559 unidades consumidores, 33% mais que no segundo trimestre do ano passado. Desse total, 43% são clientes do mercado livre de energia.

    Sattamini participa, nesta segunda-feira, 21, do fórum VEJA NEGÓCIOS Oportunidades do Brasil na Transição Energética, realizada na Casa Fasano em São Paulo.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.