PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Continua após publicidade

Sankhya espera fechar mais uma aquisição neste ano, após comprar a Vixting

Desde 2020, grupo já comprou oito empresas e não deve perder o apetite tão cedo

Por Márcio Juliboni 3 set 2024, 20h36
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Grupo Sankhya, um dos maiores desenvolvedores de softwares de gestão do país, espera concluir a aquisição de mais uma empresa até o fim do ano. Desde que recebeu um aporte de 425 milhões de reais do fundo soberano de Singapura, o GIC, em 2020, o grupo promoveu uma guinada na estratégia e passou a apostar no crescimento inorgânico para ganhar musculatura. No total, a Sankhya já arrematou oito companhias, sendo três apenas em 2024.

    “Acredito que ainda dá tempo de fechar mais uma aquisição”, diz Breno Riether, diretor de estratégia e crescimento do grupo, composto hoje pela Sankhya – a empresa original, focada em softwares de gestão – e pelas oito adquiridas. Riether assumiu o novo posto em agosto. “Para injetar capital no grupo, o GIC nos colocou algumas premissas”, afirma Riether. “Uma delas era acelerar o crescimento por meio de aquisições”.

    As compras devem continuar até, pelo menos, o fim de 2025, segundo o executivo. O objetivo é compor um portfólio completo de softwares de gestão. “Não queremos ser a maior empresa do Brasil em nosso mercado, mas sim a mais desejada pelos clientes, por oferecer uma jornada completa”, explica. Com 50 escritórios espalhados pelo país e 2 000 funcionários, a Sankhya pretende alcançar um faturamento de 1 bilhão de reais até o ano que vem.

    A última adquirida foi a Vixting, em meados de agosto. Fundada em 2019, a companhia desenvolveu um sistema de gestão de saúde ocupacional. Entre os cerca de 400 clientes, estão empresas como a cervejaria Ambev, a empresa de meios de pagamento Stone e a rede de academias Smartfit. “Nosso foco é utilizar a tecnologia para cuidar das pessoas, para que tenham alta performance”, diz Michel Cabral, fundador da Vixting, e que segue à frente da operação com uma participação minoritária.

    “Sempre acreditei no modelo de ‘one-stop-shop’, em que o cliente tem acesso a todas as soluções que precisa em uma única plataforma, e integrar a Sankhya nos permitirá isso”, acrescenta Cabral.

    Segundo Riether, um dos princípios da Sankhya é comprar empresas com soluções complementares – e não concorrentes – às soluções que já oferece. Com isso, o grupo também reforça as possibilidades de cross selling, isto é, a oferta de serviços a toda a sua base de clientes, encorpada pelas sucessivas aquisições dos últimos anos. Neste sentido, a gestão de pessoas é uma área com grande potencial de vendas cruzadas, de acordo com o executivo. “No fundo, as empresas são feitas de gente”.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.