Prévia do PIB indica crescimento tímido do país em agosto
Após recuar 0,34% em julho, o IBC-Br, considerado um sinalizador do desempenho econômico do país, subiu 0,08% no oitavo mês do ano

Após registrar retração em julho, a atividade econômica brasileira demonstrou ligeira recuperação em agosto, indica o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado nesta quarta-feira. Considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), o indicador apresentou aceleração de 0,08% em agosto ante julho. No mês anterior, o índice havia recuado 0,34% (dado revisado) em relação a maio. As comparações foram feitas com ajuste sazonal.
Em comparação a agosto de 2012 a alta foi mais significativa, de 1,72%, enquanto nos oito primeiros meses do ano o crescimento econômico foi de 2,92%. Em 12 meses, o indicador do BC aponta aceleração de 2,31% até agosto. Na segunda-feira, economistas ouvidos pelo BC para o relatório semanal Focus elevaram ligeiramente sua previsão para a alta do PIB em 2013, passando-a de 2,47% para 2,48%.
Leia também:
Para Mantega, investimentos podem alcançar 24% do PIB nos próximos anos
Turbulência cambial pode impactar PIB de emergentes, diz Lagarde
Recentemente, o governo “caiu na real” e reduziu sua estimativa para o PIB deste ano de 3% para 2,5% – patamar em que o mercado já apostava há meses. No segundo trimestre, a economia brasileira cresceu 1,5% em relação aos três meses imediatamente anteriores. Assim como na primeira metade do ano, a expectativa do mercado é que o agronegócio seja o motor do PIB em 2013.
Leia ainda: Agronegócio deve garantir metade do PIB
Para Mantega, investimentos podem alcançar 24% do PIB nos próximos anos