A China suspendeu temporariamente as importações de carne brasileira, de acordo com uma fonte ouvida pela agência Reuters. A medida foi tomada em decorrência da Operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal (PF).
A China é hoje o segundo maior importador de carne brasileira do mundo, ficando atrás, apenas, de Hong Kong. Em 2016, de acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a China importou 736.576 toneladas de carne brasileira, totalizando 1,75 bilhão de dólares.
A PF lançou na sexta-feira uma operação para desarticular uma organização criminosa envolvendo fiscais agropecuários e empresas do setor. A investigação apontou fraudes na fiscalização sanitária, com o pagamento de propina para liberação de mercadorias adulteradas e estragadas.
A fonte, que pediu para não ser identificada por causa da sensibilidade da informação, afirmou que a suspensão das compras de carne brasileira é uma medida de “precaução”.
A decisão ocorre após a Coreia do Sul intensificar as fiscalizações de carne de frango importada do Brasil e banir temporariamente as vendas de produtos de frango da BRF, maior produtora de carne de frango do mundo.
Procurado por VEJA, o Ministério da Agricultura diz não ter recebido nenhuma notificação formal de suspensão das importações da China. De acordo com o MAPA, a China solicitou uma explicação para o Brasil em relação à Operação Carne Fraca.
Às 21h desta segunda-feira, o ministro da pasta, Blairo Maggi, participará de uma videoconferência com o ministro da Agricultura chinês.
(Com agência Reuters)