Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Petrobras surpreende e deixa pacote fiscal e piora monetária em segundo plano

Meio do dia: Ibovespa tem sessão positiva enquanto câmbio ainda sofre com atraso do pacote fiscal e piora de indicadores econômicos

Por Diego Gimenes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 22 nov 2024, 12h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Petrobras rouba a cena no mercado financeiro na manhã desta sexta-feira. A estatal surpreendeu os investidores ao anunciar o pagamento de 20 bilhões de reais em dividendos extraordinários aos seus acionistas. O anúncio ocorreu concomitantemente à revelação do plano de investimentos para os próximos cinco anos. A empresa projeta investir 111 bilhões de dólares até o ano de 2029. As cifras não ficaram muito acima das estimativas iniciais e tampouco das projeções de mercado.

    Como esperado, a Petrobras elevou de 17 bilhões de dólares para 19,6 bilhões de dólares os investimentos nos segmentos de refino, transporte, comercialização, petroquímica e fertilizantes. O mercado gostou. Os analistas da XP Investimentos reiteraram a posição de compra para as ações da estatal e se dizem satisfeitos com os anúncios. “Apesar da falta de grandes surpresas, consideramos ambos os anúncios positivos porque eliminam o risco de cenários negativos, como, por exemplo, nenhum dividendo extraordinário ou fluxos de caixa livres mais baixos no plano”, escrevem em relatório enviado a clientes.

    As ações da estatal impulsionam o Ibovespa na manhã desta sexta. Os papéis da Petrobras sobem 2% e ajudam a sustentar a tímida alta de 0,5 do principal índice da bolsa de valores brasileira, que sobe 0,5%. Já o dólar sobe 0,25%, cotado a 5,81 reais. Nesse caso, o atraso e a incerteza em relação ao pacote de cortes de gastos do governo e a piora de indicadores econômicos empurram o câmbio para o campo positivo. O Santander piorou as projeções de inflação e projeta que o IPCA encerre o ano a 4,8%. Para o próximo, os juros devem bater os 13% no primeiro semestre.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.