Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Petrobras enfrenta nova guerra, agora com o STF

Mesmo com últimos cortes nos preços, o ministro André Mendonça determina que ANP e Cade apresentem ações e apurem a formação de preços da companhia

Por Luana Zanobia Atualizado em 25 ago 2022, 09h16 - Publicado em 23 ago 2022, 11h58
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, pediu transparência na política de preços praticada pela Petrobras. Por isso, determinou na segunda-feira 22 que a Agência Nacional de Petróleo (ANP) e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) apresentem um cronograma das medidas e ações a serem adotadas nos próximos trinta dias para garantir a regularidade dos preços dos combustíveis no país.

    Mendonça determinou um prazo de cinco dias para que o ANP e o Cade apresentem as ações e pediu medidas para apurar a formação de preços da Petrobras.

    O ministro considera a atuação dos órgãos falha diante a crise dos combustíveis e cobra maior atuação com relação à Petrobras. No documento, Mendonça ainda menciona o lucro da companhia neste ano, alvo de críticas do presidente Jair Bolsonaro e de sua base aliada. Mendonça foi indicado no ano passado ao STF por Bolsonaro, que busca a reeleição e tem como uma de suas principais bandeiras de campanha a redução do preço dos combustíveis.

    A decisão acontece em um momento em que a Petrobras já vem reduzindo os preços devido à queda do preço do barril do petróleo no mercado internacional. Nos últimos dois meses, a companhia já realizou cinco cortes, dois no diesel e três na gasolina. A crise dos preços gerou um verdadeiro cabo de guerra entre o presidente e a Petrobras, levando a diversas trocas no comando da companhia, até que a conjuntura internacional deu uma trégua. Caio Mário Paes de Andrade, membro da equipe econômica do ministro Paulo Guedes, assumiu a presidência em junho, sendo esse o quinto presidente da Petrobras no governo Bolsonaro.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.