Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

O potencial visto pela Azul em meio ao burburinho de fusão com a Gol

Empresa não confirma oficialmente as tratativas com sua principal concorrente; Presidente da aérea, diz que há espaço para companhia crescer cinco vezes

Por Larissa Quintino Atualizado em 8 Maio 2024, 12h35 - Publicado em 7 mar 2024, 15h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O burburinho no mercado sobre uma possível fusão entre a Azul e a Gol tem dado o que falar no mercado de aviação e também no mercado financeiro. A companhia não confirma oficialmente a empreitada, mas também não nega.

    Questionado sobre a operação nesta quarta-feira, o presidente da Azul, Abhi Shah, não falou abertamente sobre o negócio e reforçou o posicionamento oficial dado pela companhia, que “está sempre atenta às dinâmicas estratégicas do setor aéreo e a possíveis oportunidades de parcerias”.  No entanto, ele afirmou que a Azul está de olho no potencial de ampliação do mercado aéreo no país. “Os brasileiros viajam pouco. Você compara o número de voos por pessoa de países como Colômbia e Chile, por exemplo (são maiores). E a Azul pode crescer cinco vezes mais, é isso que nós acreditamos”, afirmou. “A Gol está seguindo seu processo e nós estamos de olho no nosso crescimento”.

    Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mostram que a Azul é a terceira em tamanho de mercado. Em uma possível fusão com a Gol, no entanto, a empresa teria mais de 60% dos passageiros brasileiros. Em 2023, a Latam liderou com 38,7% dos passageiros domésticos, a Gol veio em seguida com 33,3% do mercado e a Azul somou 27,5%.

    Na última terça-feira, a agência Bloomberg informou que os bancos Citigroup e o Guggenheim Partners assessoram a Azul na empreitada de adquirir sua concorrente, que entrou em recuperação judicial nos Estados Unidos no início deste ano, com dívidas estimadas em 20 bilhões de reais. O movimento foi antecipado pelo Radar Econômico.

    O que diz a Azul

    Em comunicado enviado à CVM na terça-feira, disse que “ciente de sua responsabilidade fiduciária, está sempre atenta às dinâmicas estratégicas do setor aéreo e a possíveis oportunidades de parcerias, podendo como prática regular contratar consultores para apoiar a empresa nesses esforços. Até o momento, a Azul não negociou nem aprovou nenhuma transação específica. A Azul compromete-se a manter acionistas e o mercado em geral informados sobre quaisquer desenvolvimentos significativos relacionados a este assunto”.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.