Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

Na oferta de fundos imobiliários, B3 está pronta para fornecer mais soluções

B3 já lançou serviços e produtos nos últimos anos para fomentar o mercado de FIIs e segue acompanhando evolução do mercado

Por Juliana Machado Atualizado em 18 out 2024, 18h14 - Publicado em 18 out 2024, 14h42
  • Seguir materia Seguindo materia
  • EUFORIA - A bolsa em São Paulo: o número de investidores dobrou na crise -
    Bolsa de valores está pronta para expandir iniciativas para fundos imobiliários. (Cris Faga/NurPhoto/Getty Images)

    A disparada da demanda pelos fundos de investimentos imobiliários (FIIs) no Brasil já fez com que a B3 lançasse uma série de serviços e produtos para ajudar a fomentar esse segmento de mercado. Ao que tudo indica, porém, não vai parar por aí, uma vez que a bolsa de valores já está posicionada para acompanhar o contínuo amadurecimento do mercado.

    “Para o futuro, conforme os volumes de negociação forem aumentando e o mercado for amadurecendo, mais produtos e serviços podem ser implementados com o objetivo de apoiar ainda mais o seu crescimento”, afirma Thalita Forne, superintendente de produtos da B3, em comentários para VEJA.

    Para apoiar o crescimento dos FIIs, a B3 já tomou algumas medidas nos últimos anos. Uma das iniciativas foi a liberação de empréstimo de FIIs e a criação, juntamente com a XP, de um ETF (fundo listado em bolsa) que replica a rentabilidade do IFIX, índice que mede o retorno dos 142 FIIs mais negociados. Além disso, a bolsa também lançou contratos futuros de IFIX e termo de FIIs, para estimular a liquidez do segmento. Por fim, a B3 também viabilizou o voto à distância dos cotistas, uma importante medida e que permitiu a aprovação da transferência de gestão dos fundos imobiliários da gestora CSHG para o Patria Investimentos.

    “Essas possibilidades trazem versatilidade para os investidores para estratégias de proteção patrimonial e mais formas de aumentar os rendimentos de seus investimentos, além de tornar o produto mais atrativo para investidores institucionais e internacionais”, diz Forne.

    Continua após a publicidade

    O mercado de FIIs é praticamente dominado pelas pessoas físicas, diferentemente de segmentos como ações, câmbio e juros. O volume de FIIs negociado pelas pessoas físicas na B3 representa 64% do total. Na sequência, vêm os investidores institucionais, com 19%, e apenas 11% são investidores não residentes. Nos cálculos da B3, há listagem de praticamente três novos fundos a cada semana: só em 2024, já houve mais de 65 novas listagens de FIIs.

    “Um dos fatores que podemos indicar como atrativo para a pessoa física é a distribuição regular mensal de dividendos e a isenção do Imposto de Renda sobre os rendimentos”, destaca Forne. “Em cinco anos, a base de investidores pessoa física cresceu mais de quatro vezes, saindo de 640 mil em 2019 para mais de 2,7 milhões atualmente.”

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

    a partir de 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.