É HOJE! Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Meirelles prevê PIB perto de 3% em 2018

Para justificar a melhora na expectativa, Meirelles citou dados de geração de emprego e de crescimento de diversos setores

Por Da redação
28 ago 2017, 18h27
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta segunda-feira  que a economia brasileira deve crescer acima de 2,5%, possivelmente ao redor de 3%, no próximo ano. Segundo ele, essa previsão, sujeita a mudanças, decorre de uma melhora do quadro econômico do país já no primeiro semestre deste ano.

    “A expectativa é darmos no próximo ano um ritmo de crescimento acima de 2,5%, possivelmente ao redor de 3%. Mas esse é um quadro de previsão, sujeito obviamente a variáveis que estão em andamento”, disse o ministro em entrevista coletiva, após reunião ministerial no Palácio do Planalto.

    Meirelles disse que a economia brasileira encontra-se em trajetória de recuperação. Citou dados de geração de emprego e de crescimento de diversos setores. Segundo ele, nos sete primeiros meses de 2017, o Brasil registrou criação líquida de 100 mil empregos.

    Essa expectativa é melhor que a anunciada no último dia 15, quando a previsão era de que o país tivesse um crescimento de 2% para 2018.

    Segundo o ministro, o país já mostra “evidências de crescimento concreto” em diversos setores, como a indústria de transformação, varejo ampliado e serviços, que cresceram, no 2º trimestre de 2017 em relação ao 1º trimestre. “Em resumo, o país já está em uma trajetória de crescimento durante o decorrer do ano”, disse.

    Continua após a publicidade

    Meirelles afirmou que o quadro positivo é resultado da austeridade fiscal e da confiança do mercado na economia, após a aprovação de projetos como o teto de gastos e reformas, como a trabalhista. De acordo com ele, todos esses pontos estão mostrando crescimento em “base sólida” da economia brasileira.

    Para o segundo trimestre, o ministro já afirmou que o PIB deve ficar perto de zero ou até negativo, influenciado pelo baixo desempenho da agricultura. O PIB do segundo trimestre será divulgado na sexta-feira.

    (Com Estadão Conteúdo)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.