Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Jatos e iates de bilionários russos circulam livremente apesar de sanções

Embarcações e aeronaves não são atingidas pelas sanções de Estados Unidos e Reino Unido e são o 'jeitinho' de superricos burlarem punições de trânsito

Por Victor Irajá Atualizado em 28 fev 2022, 07h20 - Publicado em 25 fev 2022, 18h29
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Apesar de a comunidade internacional, encabeçada pelos Estados Unidos, elaborar inúmeras restrições para o trânsito de aviões e navios, os jatos e iates privados ficaram de fora das proibições. Os bilionários russos têm parcela expressiva dos aviões e embarcações privados do mundo — veículos que continuam vagando livremente e foram, inclusive, utilizados pelos ultrarricos para ir ou deixar o país em meio à invasão da Ucrânia por parte do presidente russo, Vladimir Putin. Nesta semana, Putin convocou empresários para uma reunião.

    Os Estados Unidos e a Inglaterra redigiram uma longa lista, de mais de cem russos que seriam atingidos por sanções e bloqueios de patrimônio. O bilionário russo Roman Abramovich, por exemplo, dono do clube inglês Chelsea, não foi atingido pelas sanções divulgadas pelos governos. O primeiro-ministro Boris Johnson, da Inglaterra, havia anunciado erroneamente que Abramovich estava na lista de atingidos pelas limitações e bloqueios.

    Aeronaves controladas por Abramovich, assim como Dmitry Mazepin e Alexey Mordashov, aterrissaram em Moscou na quinta-feira, de acordo com o site de dados de voos ADS-B Exchange, compilados pela agência Bloomberg. O Boeing 787-8 Dreamliner de Abramovich decolou de um aeroporto perto de Mônaco, enquanto o Gulfstream G650 de Mazepin voou da área de Nova York. O Bombardier Global 6000 de Mordashov viajou da região de Seychelles, no oeste do Oceano Índico, de acordo com os dados, que não incluem detalhes dos passageiros nos voos. Na ocasião, Putin convidou oligarcas russos para uma reunião no Kremlin, onde argumentou que os efeitos das sanções do ocidente serão limitados.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.