Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

IRPF: Como declaro veículo que foi roubado? Tire sua dúvida

Envie suas perguntas para o e-mail veja-IR2017@abril.com.br

Por Fabiana Futema Atualizado em 28 mar 2017, 08h46 - Publicado em 28 mar 2017, 08h46
  • Seguir materia Seguindo materia
  • VEJA vai tirar dúvidas dos leitores sobre o preenchimento da declaração do Imposto de Renda de 2017 (ano-base 2016) em parceria com o Sescon-SP (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis).

    Envie suas perguntas para o e-mail veja-IR2017@abril.com.br – nas respostas aparecerão apenas as iniciais do leitor.

    Veja abaixo respostas dos consultores do Sescon para dúvidas sobre a declaração de IR:

    Adquiri um veículo 0 km em março de 2016, colocando o que eu possuía na troca. Em setembro ele foi roubado. Recebi a indenização da seguradora e comprei um novo veículo. Como devo declarar, em quais campos? (E.B.)
    Inicialmente o veículo dado em troca deve ter o valor zerado na ficha “Bens e Direitos” no campo “Situação em 31/12/2016”, incluindo detalhes da transação, como valor, data, comprador, no campo “discriminação”. Se houve ganho de capital, deve ser declarado na ficha e campo apropriados.
    O valor recebido do seguro deve ser informado na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”, código “03 – Capital das apólices de seguro ou pecúlio pago por morte do segurado, prêmio de seguro restituído em qualquer caso e pecúlio recebido de entidades de previdência privada em decorrência de morte ou invalidez permanente”.
    Já o novo carro deve ser declarado na ficha “bens e direitos, no código “21 – Veículo automotor terrestre: caminhão, automóvel, moto etc.”, incluindo na discriminação os detalhes da compra, incluindo a utilização da indenização recebida.

    A minha esposa é aposentada por idade e o benefício recebido do INSS, fica aquém do valor mínimo obrigatório para declarar o IR. Se eu declarar como minha dependente, como devo proceder com relação ao valor da aposentadoria por ela recebida? Esse valor deve se somar aos meus rendimentos e fazer parte dos “Rendimentos sujeitos a tributação”? (T)
    Sim. Na declaração em conjunto, os rendimentos do titular e dependente serão somados para apuração do imposto de renda.

    Continua após a publicidade

    Para efeitos de conversão de saldos de conta corrente no exterior, qual o valor do dólar americano a ser considerado? (S.C.)
    O valor do dólar americano será o da cotação cambial de compra fixada pelo Banco Central do Brasil para o dia 31/12/2016 ou o dia útil imediatamente anterior.

    Sou aposentado por tempo de contribuição desde 2011 e portador de cardiopatia grave desde 2014. Como devo lançar o benefício recebido do INSS? É isento ou tributável? (JLM)
    Para obter a isenção do IR, independentemente do valor recebido de aposentadoria, o contribuinte deve se submeter a perícia médica e obter laudo pericial em um dos postos autorizados pelo governo. Caso tenha o laudo, os rendimentos serão isentos, independentemente do valor recebido. Neste caso, devem ser declarados na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”, no código “11 – Pensão, proventos de aposentadoria ou reforma por moléstia grave ou aposentadoria ou reforma por acidente em serviço”. Neste caso, só a obrigação de declarar Imposto de Renda, sendo o único motivo, se os proventos superarem 40.000 reais anuais.
    Caso não tenha o laudo, somente será isento a parcela recebida até o limite de 28.559,70 reais. Estes rendimentos devem ser declarados na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”, no código “10 – Parcela isenta de proventos de aposentadoria, reserva remunerada, reforma e pensão de declarante com 65 anos ou mais”. O valor que superar os  28.559,70 reais deve ser declarado na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica”, informando o CNPJ constante no informe de rendimentos.

    Doei x e emprestei Y para uma filha. Como declaro? Como declarar aluguel recebido de pessoa física? (J.R.G.)
    A doação deve ser informada na ficha “Doações Efetuadas”. Já o empréstimo deve ser informado na ficha “Bens e Direitos”, código “51 – Crédito decorrente de empréstimo”. Os aluguéis recebidos de pessoa física devem ser informados na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física”, abas “titular”, “Outras Informações”.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.