Como parte das suas iniciativas de descarbonização, a Iconic, empresa que lidera o setor de lubrificantes, vai substituir o uso de gás natural por biometano, em suas operações. Com a troca, a empresa calcula redução de 43% nas emissões de gases de efeito estufa, ainda neste ano, seis anos antes do prazo que havia estabelecido para atingir este percentual.
Implementado recentemente na sua principal fábrica, localizada em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, o biometano passa a ser a principal fonte da matriz energética da planta. A Ultragaz será a responsável pelo fornecimento do biometano. A empresa projeta demanda de 150 mil metros cúbicos mensais.
Para iniciar a operação, a Iconic investiu em instalações de gás comprimido e unidades de descompressão, para fornecer biometano para as caldeiras modulares da fábrica. Essa tecnologia permite o monitoramento remoto de todo o procedimento e garante a efetividade na entrega do combustível. A demanda deverá alcançar 150 mil metros cúbicos mensais. Ao todo, a empresa já investiu cerca de 6,7 milhões de reais na descarbonização de suas operações.