Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Haddad diz que conversará nesta semana com Lula sobre indicação ao BC

Mandato de Roberto Campos Neto e de outros dois diretores se encerra em 31 de dezembro

Por da Redação
Atualizado em 21 ago 2024, 18h52 - Publicado em 21 ago 2024, 17h31

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quarta-feira, 21, que pretende conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a indicação do próximo presidente do Banco Central ainda nesta semana.

Haddad disse que aguardou a conversa entre Lula e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para tratar deste tema e também sobre um cronograma para a indicação dos diretores da instituição. Além da presidência, também vagam em 31 de dezembro as diretorias de Regulação e de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta do Banco Central.

Cabe ao Senado Federal avaliar as indicações do governo, validando ou não o nome após sabatinas. “O presidente é que decide [sobre nomeação do presidente do BC e quando nomeará os diretores]. Vou conversar com ele [Lula] ainda esta semana sobre o cronograma”, disse Haddad a jornalistas no Palácio do Planalto. “Ele [Lula] ficou de falar com o Pacheco sobre isso. Mas eu [ainda] vou saber do resultado da conversa.”

O favorito para ganhar a indicação a presidência do Banco Central é o diretor de Política Monetária da autarquia e ex-secretário do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo. Na semana passada, Lula desconversou sobre o nome de Galípolo, mas afirmou que quer enviar a indicação quando o Senado puder fazer a sabatina, para evitar pressão política sobre o nome.  O presidente do Senado, segundo reportagem do jornal Valor Econômico, sinalizou, entretanto, que as sabatinas não devem acontecer antes das eleições municipais, marcadas para outubro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.