Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Fundo Baobá e B3 Social apresentam selecionados do programa de bolsas de estudo no exterior

A iniciativa visa contribuir para a diminuição das desigualdades raciais e estruturar a melhoria da educação pública no Brasil

Por Leticia Yamakami 7 ago 2024, 18h20
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Baobá – Fundo para Equidade Racial e a B3 Social apresentaram em evento realizado nesta terça-feira, 6, no auditório da B3 em São Paulo, os estudantes selecionados pelo edital do programa de bolsas de estudo Black STEM, direcionado para jovens negros e negras que cursam uma graduação no exterior.  

    A iniciativa apoia a presença e permanência de pessoas negras nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) em universidades internacionais. Tendo como parceiro a BRASA (Brazilian Student Association), seu objetivo é promover formação acadêmica para esses estudantes e contribuir para a produção de conhecimento na academia global. “56% da população brasileira se declara preta ou parda. Mas só 39% se formam em cursos superiores. Estamos aqui para mudar esse quadro”, afirma Fernanda Lopes, diretora do programa. 

    Os selecionados pelo Black STEM e os cursos foram:  

    Continua após a publicidade
    Continua após a publicidade

    Cada um deles receberá o equivalente a 35 mil reais anuais para cobrir despesas de moradia, alimentação, transporte, material acadêmico e mensalidades. As bolsas podem ser renovadas anualmente até a conclusão do curso. O processo seletivo, composto por quatro etapas, contou com especialistas das áreas de STEM, Psicologia e Educação com diferentes conhecimentos e experiências sobre graduação no exterior.

    “Esta iniciativa não é um projeto de curto prazo, mas um programa duradouro. Os resultados do primeiro processo seletivo mostram que estamos no caminho certo. Por isso, continuaremos a investir e a trabalhar para ampliar os horizontes dos alunos de escolas públicas e privadas que promovem a diversidade étnica por meio de ações afirmativas”, celebra Giovanni Harvey, diretor executivo do Fundo Baobá. 

    Fundo patrimonial brasileiro gerido por pessoas negras e que destina recursos para o enfrentamento do racismo e promoção da equidade, o Fundo Baobá foi fundado em 2011 e já apoiou, por meio de editais, mais de 900 iniciativas que tiveram impacto direto em mais de 2,1 mil pessoas. Nessa iniciativa, conta com a parceria do braço social da B3, a B3 Social que financia organizações e projetos voltados à melhoria da educação.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.