Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Rússia perde direito da final da Champions League; jogo será em Paris

Maior competições de clubes do mundo seria decidida no estádio de São Petersburgo, o mais caro da Copa de 2018; torneio movimenta bilhões de euros

Por Larissa Quintino Atualizado em 28 fev 2022, 07h39 - Publicado em 25 fev 2022, 08h32
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A invasão da Rússia à Ucrânia tem efeitos em diversos negócios e chegou ao futebol. Além da proibição de magnatas russos como o dono do Chelsea, Roman Abramovich, viver na Inglaterra e a retirada de uma das maiores empresas russas do patrocínio do Shalke 04, a UEFA tirou a final da Champions League de São Petersburgo. A decisão do maior torneio de clubes no mundo será realizada em Paris em 28 de maio.

    A decisão já era esperada e houve pressão pública de líderes como o primeiro-ministro britânico Boris Johnson para a mudança de sede. A perda da final representa também um duro golpe econômico, já que o evento movimenta bilhões de dólares e atrai turistas de todo mundo para assistir a decisão. A competição é transmitida para 200 países e só perde em número de expectadores para as decisões do Super Bowl, a final do futebol americano, e da Copa do Mundo da FIFA. A final de 2020, que ocorreu em Lisboa, movimentou 50 milhões de euros para a cidade-sede, isso com a venda parcial de bilhetes devido à pandemia da Covid-19. No ano passado, o jogo entre Chelsea e Manchester City, disputado em Porto, levou a campo elencos que valiam mais de 1,6 bilhão de euros, equivalente a 10 bilhões de reais.

    O estádio de São Petersburgo, que ficou fora da decisão da Champions, tem capacidade para 67 mil expectadores e foi construído para a Copa do Mundo de 2018. A construção, que era estimada em 220 milhões de dólares, acabou custando mais de 1,5 bilhão de dólares, sendo o estádio mais caro da competição da Fifa.

    Essa é a segunda vez que São Petersburgo perde a final da Champions. Por causa da Covid-19, a UEFA adiou as finais de 2020 e 2021, que seriam disputadas em Istambul e na cidade russa, para anos seguintes.  A final de Istambul acabou não ocorrendo porque em 2021 a cidade não poderia receber público.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.